Saiba como plantar maracujá em apartamento com essas dicas

Já pensou em plantar maracujá? Que tal ter uma muda crescendo no seu apartamento? Confira agora dicas de como plantar essa fruta.

O maracujá é uma fruta que faz parte do gênero Passiflora. Existem diferentes espécies e são utilizadas para finalidades como uso medicinal, produção de produtos de beleza, assim como, claramente, comestíveis.

Entre os benefícios do maracujá, o efeito calmante é o mais conhecido. Todavia, essa fruta também é rica em vitamina C, importante para o sistema imunológico; potássio, relevante para o controle da pressão arterial, entre outras vitaminas e minerais. Ademais, contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino.

Que tal plantar maracujá no seu lar? Se você mora em apartamento e acha que não é possível, saiba agora como fazer isso e adquira já sua mudinha.

Como plantar maracujá em apartamento

Há três formas distintas de plantar maracujá: a partir de estacas, de sementes e de mudas. Em relação ao ambiente, o plantio deve ser feito em um local com exposição à luz solar. Então antes de plantar já planeje onde a planta vai ficar. Veja como plantar:

Como plantar maracujá em apartamento, Foto: Pexels.
Como plantar maracujá em apartamento, Foto: Pexels.

 

Com sementes: retire as sementes de um maracujá maduro; então lave-as e coloque para secar durante uns 5 dias.

Escolha um vaso com capacidade para 50 litros (o maracujá cresce bastante), encha com terra fértil e, logo depois, faça alguns sulcos para espalhar as sementes, para cobrir utilize um pouco de substrato.

Borrife água, mas sem encharcar.

Como plantar maracujá em apartamento, Foto: Pexels.
Como plantar maracujá em apartamento, Foto: Pexels.

 

Com galhos: escolha um galho de pelo menos 3 gomos e corte-o logo abaixo do gomo mais longe da ponta. Plante esse galho no vaso e coloque um suporte (pode ser uma estaca de madeira) para auxiliar o crescimento. Em torno de 2 semanas as raízes costumam aparecer.

Com mudas: a forma de plantio é a mesma, mas um cuidado especial é que cada muda seja plantada em um vaso diferente, com o objetivo de evitar a competição por água e nutrientes, uma vez que isso prejudica o desenvolvimento das plantas.

Cuidados com o maracujazeiro

O solo deve ser rico em matéria orgânica e com boa drenagem, não deve ficar muito úmido. O pH ideal é entre 6,5 e 7,5.

Regue o seu pé de maracujá frequentemente, com maior quantidade de água nos dias mais quentes. A irrigação é especialmente importante quando a planta está perto de florescer e de dar frutos.

Como plantar maracujá em apartamento, Foto: Pexels.
Como plantar maracujá em apartamento, Foto: Pexels.

 

Coloque adubo orgânico na sua planta quando perceber que o solo não está tão nutrido, assim o adubo irá melhorar a umidade e repor os nutrientes das plantas, além de espantar ervas daninhas.

Após 6 a 9 meses do plantio a colheita poderá ser realizada, mas não deixe os maracujás maduros sem serem consumidos durante muito tempo, porque eles ficam murchos!

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.