Saiba como prevenir o mau hálito adequando alguns hábitos e alimentos
Confira alguns hábitos e alimentos que podem ajudar na prevenção do mau hálito, bem como as possíveis causas.
O mau hálito, ou halitose, não é um acontecimento raro, muito pelo contrário. Cerca de 40% da população ao redor do mundo sofre com esse problema, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Diversos motivos podem causar essa situação bastante incômoda e desagradável.
Leia mais: Mau hálito nunca mais: suco de limão ajuda a reduzir bafo de alho
Os motivos podem derivar de problemas sistêmicos, tais como: estresse, ansiedade, úlceras gastrointestinais, leucemia, diabetes mellittus, entre outros. Um dos principais motivos é a conhecida halitose matinal, que nada mais é do que acordar com o hálito desagradável.
No caso da halitose matinal continuar mesmo após a higiene bucal, pode ser sinal de outras doenças bucais, como infecções, gengiva inflamada, saburra lingual ou doenças periodontais.
Assim, o mais importante é realizar corretamente a higiene bucal, utilizando o fio dental, visto que este é o procedimento principal na prevenção de cáries, tártaros e também para evitar o acúmulo das bactérias bucais que levam ao mau hálito.
Abaixo, confira algumas dicas para evitar esse problema:
Como evitar o mau hálito?
Evite o consumo excessivo de carnes gordurosas, optando sempre que possível por alternativas mais magras, como frango e peixes. Comidas que levam mais tempo para serem digeridas também são inimigas do bom hálito, como alimentos industrializados, pele de frango, doces, refrigerantes, frituras e queijos amarelos, por exemplo.
Por outro lado, alguns alimentos ajudam a diminuir o acúmulo de bactérias que causam o temido bafo, como cenoura, pepino e maçã ingeridos crus. Também é indicado consumir hortelã, canela e gengibre, já que promovem uma digestão mais rápida, além de possuir ação adstringente, termogênica e antioxidante.
Outra recomendação importante é beber no mínimo dois litros de água diariamente, já que isso estimula as glândulas salivares e ajuda no combate ao mau hálito.
Por fim, caso queira evitar o bafo, é recomendado que você não faça jejuns muito longos, visto que essa prática aumenta a produção de substâncias mau cheirosas que são eliminadas na respiração, causando assim o mau hálito.
Comentários estão fechados.