Saiba como evitar cair em golpes por mensagens de texto com dessas dicas
Faça a verificação para não precisar remediar o problema dos golpes via mensagem de texto ou e-mail.
Cada vez mais cresce o número de golpes via internet que frequentemente chegam aos celulares por e-mail ou mensagem de texto. Essas falcatruas geralmente utilizam links maliciosos e informações falsas para confundir o internauta e roubar seus dados. Por isso, veja aqui algumas dicas de como reconhecer golpes por mensagem e, dessa forma, não entrar para as estatísticas de vítimas que só aumentam!
Leia mais: Novo “golpe do Urubu” é aplicado através do Pix
Cuidado com o Fishing
Atualmente, a grande maioria dos golpes se dá por meio da estratégia de “Fishing”, termo que significa “Pescar”, em inglês. Isso porque os golpistas usam informações falsas numa distribuição em massa de mensagens de texto e e-mail na tentativa de enganar alguém em desaviso. Portanto, a maioria dos golpes contam com textos a respeito de dados bancários, necessidade de atualização cadastral ou sorteios.
Assim, logo após a mensagem, eles colocam o link que você deveria acessar para resolver o problema que se apresenta ou conferir o suposto prêmio de um sorteio. Porém, é aí que entra o risco, visto que ao acessar essa URL um vírus pode entrar em seu celular e roubar informações importantes. Na maioria dos casos, o alvo é a senha de e-mails, redes sociais e também aplicativos de contas bancárias. Por isso existem muitos registros de contas esvaziadas após o golpe.
Como reconhecer mensagens de golpes?
É necessário sempre duvidar de toda informação que chega em seu e-mail ou caixa de mensagens, pois há sempre o potencial de golpe. Além disso, você pode verificar qual o número ou endereço de e-mail que te enviou a mensagem. Em seguida, compare com o número ou endereço oficial da sua rede de bancos ou instituição que a mensagem diz representar.
Por fim, antes de acessar o link, sempre o submeta a um verificador de links seguros, como o site PSafe, que possui acesso gratuito. Dessa forma, você consegue se garantir sobre o que tem na página antes mesmo de abri-la. Em último caso, tente entrar em contato por telefone com a instituição que a mensagem diz representar e peça a confirmação da informação. Com essas dicas, você sempre estará seguro!
Comentários estão fechados.