Parceiro controlador e relacionamento tóxico; saiba como identificar
Quando uma pessoa está envolvida em um relacionamento nem sempre é fácil sair dele ou identificar problemas reais, confira os principais sinais que podem te ajudar.
Um relacionamento tóxico, às vezes, pode ser algo muito difícil de se perceber. Isso acontece porque quando você está envolvido em um relacionamento os sentimentos acabam tomando conta e muitas pessoas, acabam não conhecendo os sinais ou ignorando achando que pode ser ciúmes ou um sentimento aflorado. Porém, relacionamentos tóxicos podem acabar trazendo diversos problemas psicológicos, por isso, vamos falar sobre as principais formas de como reconhecer um parceiro tóxico.
Leia mais: Conheça o transtorno de personalidade dependente e evite-o no seu relacionamento
Principais formas para reconhecer uma pessoa controladora
É importante frisar que, antes de falar sobre os sinais mais presentes em um relacionamento tóxico, é preciso saber que nem sempre em relacionamentos tóxicos há agressão física, inclusive, na maioria das vezes é algo psicológico. Palavras e atitudes também podem ferir e tornar a relação prejudicial.
Conviver com um parceiro controlador nunca será algo fácil. Por isso, devemos aprender a reconhecer os traços logo nos primeiros sinais. Pois, apenas dessa forma, saberemos como lidar com elas mais facilmente e buscar ajuda se for necessário. Sabendo disso, trouxemos as principais características de uma pessoa controladora:
- Necessidade de controle;
- Ansiedade;
- Não sabe lidar com imprevistos;
- Rigidez;
- Insegurança;
- Não tem limites;
- Personalidade dominante;
- Pessoas explosivas;
- Não respeitam a privacidade alheia;
- Esgotamento.
Principais formas para reconhecer um relacionamento tóxico
Da mesma forma acontece com um relacionamento tóxico, que na maioria das vezes possui uma pessoa controladora que faz com que o relacionamento não seja saudável. As principais formas que podem te ajudar a perceber se seu relacionamento é saudável ou não, são avaliar:
- Excesso de ciúme e controle;
- Excesso de mentiras;
- Impedimento para manter outros relacionamentos;
- Comunicação agressiva;
- Sentir medo de conversar com o outro;
- Estresse constante;
- Falta de respeito às suas individualidades;
- Abusos financeiros;
- A pessoa te diminui e não te apoia.
Espero que com essas dicas você consiga reconhecer caso esteja se relacionando com alguém abusivo, antes que isso comece a causar problemas maiores.
Comentários estão fechados.