Saiba como recorrer à lista de espera do segundo semestre do SISU
Veja como funciona essa opção caso você não seja aprovado nos cursos desejados.
Candidatos que não conseguiram passar em nenhum dos dois cursos de interesse do SISU, ainda podem conseguir uma vaga em universidades públicas. Segundo o Inep, quem não foi aprovado na chamada regular tem de 6 a 18 de julho para recorrer à lista de espera do segundo semestre de 2022.
Para isso, é só manifestar interesse em um dos cursos em que se inscreveu através da plataforma do programa, onde o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.
Veja mais sobre como recorrer à lista de espera do SISU.
Leia mais: Veja os cursos mais requisitados no SISU 2022 e a média da nota de corte
A lista de espera
Após o processo regular do Sisu ser finalizado, os candidatos que tiverem interesse na lista de espera devem olhar os requisitos nos sites das próprias universidades em que estão recorrendo. Inclusive, é importante estar bem atento, visto que não são estabelecidas quantidades de listas de chamada ou cronograma nesta modalidade. Além disso, elas também devem depender do número de vagas que serão ofertadas pelas instituições.
Ademais, não são todos os cursos que fazem parte da lista de espera, pois as vagas ofertadas nesta fase são aquelas que já existiam na primeira chamada, mas que não foram preenchidas. Logo, se todos os candidatos interessados preencherem devidamente o curso, não será necessária uma nova chamada. O Inep também deixa claro a importância das notas de corte, especialmente por ficarem um pouco mais baixas.
Como ficar atento às listas
Segundo especialistas, é importante analisar as notas exigidas e a quantidade de listas de espera do curso nos anos anteriores. Dessa forma, o aluno consegue entender quais são as suas chances em ser convocado, já que esses pontos tendem a não variar muito em relação aos anos anteriores.
Isso pode ajudar no sentido de que o prazo para buscar uma instituição de ensino para saber sobre a matrícula pode ser curto, então há certo tempo para se planejar. Em algumas universidades é possível encontrar os resultados das edições anteriores do Sisu, onde os candidatos podem verificar quantas chamadas existiram para cada curso e as nota dos aprovados.
Comentários estão fechados.