Como saber se o mel é verdadeiro: 3 testes que vão te dar essa resposta

Aprenda a identificar se o mel é verdadeiro e aproveite os todos os benefícios desse alimento.

O mel apresenta uma série de benefícios para a saúde. No entanto, existem pessoas que agem de má-fé e comercializam versões falsificadas desse alimento. Você tem o direito de saber a procedência do que consome, por isso, separamos três testes caseiros para você entender como saber se o mel é verdadeiro ou não.

Leia mais: Experimente fazer esse suco para combater crises de alergia

O que é e quais são os benefícios do mel?

O mel é um alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar que é extraído de flores e plantas. Desse modo, suas características podem ter variações de acordo com o clima e a florada, por isso, podem apresentar cor, textura e sabor específicos de acordo com sua matéria-prima.

O mel combate o envelhecimento precoce das células porque contêm muitos antioxidantes. Esse alimento também possui propriedades antimicrobianas, que combatem infecções causadas por vírus, fungos e bactérias. Além disso, o mel ajuda a aliviar a dor de garganta, a tosse e ainda pode ser usado como um adoçante natural.

Como saber se o mel é realmente verdadeiro?

Como o mel é produzido pelas abelhas, há dificuldade de produção em larga escala; sendo assim, ele não é um alimento de baixo custo. Tendo isso em vista, ao encontrar um mel com valor muito abaixo dos demais, desconfie. No mais, você pode realizar um dos testes abaixo para confirmar a procedência do produto.

1. Teste da geladeira

O mel de verdade forma cristais, isso é, ele se solidifica quando está sob temperaturas abaixo de 25ºC. Sendo assim, para fazer o teste da geladeira, deixe a garrafa com o mel dentro do eletrodoméstico por algumas horas e depois observe. Se endurecer e cristalizar, é o mel verdadeiro.

2. Teste com papel-toalha

Inicialmente pingue algumas gotas de mel em um papel-toalha. Em seguida, observe. Se o líquido demorar para ser absorvido é porque o produto é original, pois o mel adulterado é geralmente diluído e, consequentemente, é absorvido rapidamente pelo papel.

3. Teste de viscosidade

Coloque uma gota do mel na parte de trás de uma colher, caso ele permaneça no lugar e/ou comece a escorrer de forma lenta, significa que apresenta viscosidade e é puro. Por outro lado, se escorrer rápido e com facilidade é um mel falsificado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.