Descubra se você está sendo espionado por câmeras no Airbnb
Esta prática ilegal pode ocorrer onde você menos imagina. Confira nosso artigo e aprenda a proteger sua privacidade.
É claro que os anfitriões do Airbnb têm motivos de sobra para instalar câmeras nas casas que alugam para estranhos. No entanto, essas câmeras são apenas permitidas ao ar livre e em salas ou áreas comuns, nunca em banheiros ou em qualquer lugar onde os hóspedes possam dormir, inclusive em quartos com cama dobrável.
Leia mais: Airbnb anuncia reformulação na plataforma; confira o que muda
Desde o início de 2018, os anfitriões devem revelar se têm câmeras em sua propriedade, e os hóspedes receberão um pop-up informando onde elas estão localizadas e para onde elas são apontadas. Para proteger sua privacidade de pessoas mal intencionadas, descubra com as nossas dicas como encontrar as câmeras no imóvel que você está alugando.
Aprenda a localizar câmeras espiãs
As câmeras maiores são fáceis de detectar, mas qualquer pessoa pode facilmente esconder câmeras pequenas atrás de móveis, ventilação ou decorações. Uma maneira simples de detectar a maioria dos tipos de câmeras é procurar o reflexo da lente.
Para câmeras emissoras de infravermelho, desligue as luzes e feche as cortinas (o ambiente deve estar escuro), ligue a lanterna e a câmera do telefone e aponte-as para onde você acha que as câmeras possam estar escondidas. Se houver câmeras no quarto, você vai notar um ponto pulsante na tela do celular.
É possível utilizar um dispositivo detector de radiofrequência, pois este gadget pode captar câmeras sem fio que você pode não ver. Infelizmente, os detectores de RF não funcionam para câmeras com fio ou que apenas têm função de gravação e não streaming. Para esses casos, você precisará ficar com o método de reflexão da lente.
O que fazer ao encontrar uma câmera?
Se você descobrir uma câmera de vigilância interna que não foi revelada a você, contate a polícia. Diga-lhes que você tem provas diretas de que seu locador está te espionando dentro de sua casa alugada sem seu conhecimento ou permissão.
Certifique-se de documentar a atividade policial com vídeos e fotos em seu smartphone. Se você estiver compartilhando o passeio, peça a seus companheiros para serem testemunhas assim que a polícia chegar. Você também deve entrar em contato com a Airbnb assim que estiver com seu boletim de ocorrência em mãos. Não deixe de denunciar!
Comentários estão fechados.