Como se tornar pais melhores por meio de alguns pequenos hábitos diários
Pequenas atitudes, como olhar o filho nos olhos ou começar bem o dia, podem trazer grande impacto para a vida das crianças.
Criar filhos sempre foi um grande desafio, sobretudo numa época de grande tecnologia e tanta informação. Por isso, é importante se atentar para um conceito japonês chamado Kaizen, que consiste em cultivar pequenos hábitos diários que resultam em grandes transformações. Esse conceito pode ser facilmente aplicado no desafio de como ser pais melhores, confira.
Leia Mais: Como reduzir o tempo de uso de celular pelas crianças sem causar conflitos em casa
Entenda o conceito Kaizen e como aplicá-lo à criação de crianças
Os japoneses cultivam o entendimento de que ao cultivar pequenos hábitos significativos, existe uma onda de resultados positivos. Esse entendimento concorda com diversos estudos sociais que afirmam que algumas atitudes ditas simples podem gerar grande impacto na vida de crianças. Isso porque os filhos compreendem muito mais por meio de atitudes e situações que por palavras. Desse modo, é possível pensar em alguns cuidados com a rotina que ajudarão na tarefa de criar filhos. Confira aqui alguns deles:
- Perceba quando os seus filhos estão tristes
Os pais sempre deverão ser um recurso disponível para suporte emocional dos filhos e isso significa perceber quando eles estão incomodados e ouvi-los. No entanto, seja sutil e ofereça sempre os seus ouvidos para quando eles quiserem falar, sem, contudo, os forçar a isso. Aqui o importante é construir uma relação onde eles se sintam bem para desabafar.
- Olhe os seus filhos nos olhos
Ainda entendendo a necessidade de estar ali para as crianças, você deverá entender que o momento de ouvi-los é muito importante. Portanto, não divida a sua atenção com mais nada quando eles quiserem falar, e olhe-os nos olhos, seja responsivo para que eles saibam que você se importa.
- Comece o dia bem
O modo como começamos o dia nem sempre dita como ele terminará, mas certamente iniciar o dia com bom humor e afeto é uma ótima forma de entrar no ciclo. Assim, priorize os momentos da manhã, como o desjejum e as conversas na mesa, para que seus filhos fiquem mais dispostos para começar o dia.
- Evite gritar com as crianças
Esse é certamente um desafio para a grande maioria dos pais, pois a criação dos filhos pode ser bem difícil em alguns momentos. Ainda assim, pense muito antes de gritar com os seus filhos, pois esse momento deixa marcas nas crianças. Em contrapartida, considere sempre o diálogo, mesmo com mais ênfase, para discutir o que há de errado.
Comentários estão fechados.