8 abordagens científicas para elevar o seu nível de felicidade
Felicidade pode ser construída com comportamentos simples praticados diariamente.
Você sabe o que é felicidade e como ser mais feliz? Talvez, em sua visão, a felicidade seja ganhar muito dinheiro para viajar, comprar uma casa enorme ou o carro do momento. Para outros, felicidade é estar com amigos, familiares e envolvidos em atividades voluntárias.
Todos os exemplos abaixo são formas de obter a felicidade. Porém, diferente do que algumas pessoas pensam, a felicidade está intimamente associada a um conjunto de comportamentos direcionados ao bem-estar físico e emocional.
Como alcançar a felicidade verdadeira
Faça boas ações
A prática de boas ações de modo espontâneo, como carregar as compras de alguém ou ajudar uma pessoa a atravessar a rua, aumenta a sensação de felicidade interna, porque você se sente útil para alguém.
Esteja em contato com a natureza
Banho de mar, cachoeira, esportes ao ar livre. Todas as atividades que envolvem a natureza possuem o poder de te conectar ao momento presente e aumentar os hormônios relacionados ao prazer, que estão ligados à felicidade.
Tenha autocompaixão
Cultivar a autocompaixão é uma maneira de abraçar suas imperfeições, erros, além de evitar o hábito de se criticar excessivamente e se punir quando algo não acontece conforme você esperava.
A autocompaixão é poderosa, porque desenvolve sua capacidade de ser amigo de si, além de oferecer conforto para a pessoa mais importante desse mundo: você.
Movimente seu corpo
Não se preocupe em frequentar academia ou extensas aulas de dança. Uma caminhada no parque, em sua rua ou alguns minutos de corrida já são suficientes para liberar endorfinas e fazer com que você se sinta mais feliz.
Pratique meditação e mindfulness
Para você ser feliz é preciso estar conectado ao momento presente e deixar de lado mágoas e sentimentos do passado. E uma das maneiras de fazer isso é através da meditação ou da prática de mindfulness (atenção plena).
Tenha boas noites de sono
Dormir bem contribui para melhora da disposição, da memória e concentração. O sono também é um importante regulador de humor, porque se traduz em fonte de energia para o corpo. Assim, dormir bem é uma das estratégias de como ser mais feliz.
Seja grato
Praticar a gratidão é uma maneira de se conectar com os aspectos positivos ao seu redor, em lugar de observar apenas a face de algo que não deu certo.
A gratidão pode ser expressa por meio de mensagens, textos ou quando você conversa com um amigo e explica como se sente.
Conecte-se com outras pessoas
A solidão é realidade em várias partes do mundo, inclusive para idosos. Uma das consequências é o desenvolvimento de depressão.
Por isso, as relações sociais são muito importantes, por criarem uma rede de apoio, senso de comunidade e sentimento de amparo em momentos difíceis.
Naturalmente, ter acesso a bens materiais, saúde, educação e lazer contribuem com a felicidade. Mas não deixe de colocar as dicas acima em prática para ter uma vida com mais felicidade e prosperidade.
Para pessoas que enfrentam quadros de depressão, síndrome de burnout, ansiedade, entre outros, é importante combinar as estratégias com terapia e tratamentos psiquiátricos.
Comentários estão fechados.