Elimine estes 4 hábitos e torne-se um excelente líder
Livre-se das atitudes que te impedem de exercer uma boa liderança.
Exercer um cargo de liderança exige bastante estabilidade emocional, já que lidar com pessoas diferentes é frequente. Logo, o sucesso de uma equipe depende de como o líder a conduz. No entanto, nem todos estão preparados para exercer esse cargo devido à falta de alguns atributos. Por isso, hoje listamos 4 hábitos que jamais devem fazer parte da rotina de uma liderança. Então saiba como ser um bom líder.
O caminho para se tornar um bom líder
Saber como conduzir uma equipe é um tanto quanto desafiador. Muitas vezes, lidar com diversos pensamentos e comportamentos distintos desgasta consideravelmente o emocional de um líder. Consequentemente, se não houver uma boa gestão e um controle emocional por parte dele, a equipe estará fadada ao fracasso.
Com isso, se faz necessário que o líder receba feedback acerca do seu trabalho com o objetivo de evitar os erros e tomar melhores decisões. No entanto, poucos líderes estão dispostos a solicitar avaliações e se autoconscientizar. Sendo assim, revela-se que a inteligência emocional é necessária nesse ramo, mas é difícil de encontrá-la. Pelo menos é o que diz o especialista em liderança Marcel Schwantes. Assim, Schwantes apontou quais são os hábitos que corroboram com a má liderança. Confira agora quais são e os abandone imediatamente:
Indecisão
Segundo Marcel, uma das principais maneiras de prejudicar a equipe é a incerteza no momento de tomar decisões. Isso faz com que a fluidez seja interrompida, causando a “paralisia de análise”. Portanto, quanto menos indeciso for, melhor o líder será.
Irresponsabilidade
Assumir toda a responsabilidade que uma liderança requer é essencial para manter o respeito da equipe, bem como dar o exemplo. Não assumir erros e tratar a equipe com arrogância são características de líderes que colocam o seu nome acima de tudo. Ou seja, estão preocupados apenas consigo.
Exigência
Guiar a equipe sem ouvir opiniões é uma característica presente no péssimo líder. Enxergar novos caminhos através de outros pontos de vista, trabalhando em equipe, faz com que os resultados obtidos sejam muito positivos. Logo, ser mais paciente com a equipe e aceitar novas opiniões a incentivará e o sucesso será só questão de tempo.
Crítica
Críticas construtivas são muito bem-vindas, afinal, há uma troca de ideias para melhorar o que já se tem. No entanto, quando as críticas são feitas com tons pejorativos por parte do líder, a equipe reage mal e as metas não são alcançadas. Em outras palavras, a equipe desanima e não desempenha como deveria. Portanto, é imprescindível que o líder seja autoconsciente e escolha sabiamente palavras ao realizar uma crítica.
Comentários estão fechados.