Você pode ser um bom líder mesmo sem autoridade formal
Um bom líder precisa de qualidades e habilidades, e não de um título.
No atual mundo dos negócios, as empresas com menor hierarquia e maiores relações de poder compartilhadas vem ganhando força. Esse modelo demonstra uma forte capacidade de adaptação e inovação, devido à autonomia e liberdade dos funcionários. Além disso, o fato de não existir um cargo de poder permite que a liderança seja de quem tiver melhor condição de assumi-la, a depender do momento. Por isso, é importante saber como ser um bom líder para quando você precisar assumir esse cargo.
Veja algumas dicas abaixo.
Leia mais: 3 erros de linguagem corporal mais comuns em entrevistas de emprego
Liderança sem autoridade
Quando uma empresa cria um local de trabalho seguro para a equipe, ela permite que as pessoas sejam criativas, expressem suas ideias e assumam riscos, o que torna o ambiente mais colaborativo. Só que esse espaço seguro também proporciona que a liderança seja assumida por diferentes pessoas em diferentes momentos. Ou seja, por quem tiver melhor capacidade em exercê-la naquelas condições.
Contudo, mesmo que determinado funcionário seja o melhor para assumir naquela circunstância, isso não garante que ele será um líder bom e eficaz. Para assumir esse cargo “sem autoridade” é preciso ter algumas habilidades, como credibilidade e confiança da equipe.
Saiba mais sobre como ser um bom líder
Uma liderança de sucesso baseia-se em bons relacionamentos, por isso é importante estabelecer uma relação produtiva com as pessoas com quem você irá trabalhar. Outro fator importante é ter uma comunicação aberta e eficaz, que permita espaço para ideias e críticas e não deixe lacunas. Só que não só esses fatores são importantes. Também se deve sempre demonstrar motivação, esforço e estratégia, pois são essenciais para motivar a equipe em situações mais complexas e que exijam mais de cada um.
No entanto, não se pode esperar que apenas essas características te tornem um líder, pois compreender e respeitar os outros também faz parte do processo. É preciso incentivar a autonomia individual de cada membro, estar aberto a opiniões, se certificar que o raciocínio por trás das ideias foi compreendido e entender que é um ambiente de aprendizado para todos. E por último, lembre-se que é importante usar uma linguagem de convite e não imposição, assim você cultivará ainda mais o ambiente seguro de trabalho.
Comentários estão fechados.