Como solicitar o novo RG de forma gratuita? Há algumas regras
A versão digital do documento de identidade já está disponível para os brasileiros.
O Governo Federal anunciou a criação de um documento digital para substituir a tradicional carteira de identidade, mas, além disso, essa nova versão reunirá informações importantes sobre os cidadãos. Após um longo processo de elaboração, ele já está disponível para os brasileiros. Nesse sentido, confira agora como solicitar o novo RG gratuitamente.
Leia mais: Antecipação de datas das parcelas do Auxílio Brasil até dezembro
Como solicitar o novo RG gratuitamente
O novo Registro Geral (RG) dos brasileiros começou a ser emitido no último mês de agosto. O documento ainda não está disponível para todos os estados do país, mas em alguns deles já é possível solicitar e receber o RG digital, que será muito mais seguro. Em breve o documento estará presente em todo o território nacional e será obrigatório.
Para emitir o novo modelo do RG é necessário ir até um órgão emissor da sua cidade e levar os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento, um documento de identificação com foto, que pode ser o RG atual, e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que passará a ser o único número de identificação do novo documento.
O cidadão poderá ter acesso tanto à versão online quanto impressa da nova carteira de identidade, pois como muitos brasileiros ainda não possuem acesso à internet, o objetivo maior é que ninguém fique sem documento de identificação.
Estados onde o novo RG já está disponível
Até o momento o novo documento já pode ser obtido em oito unidades federadas, isto é, estados brasileiros, sendo eles: Acre, Goiás, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e no Distrito Federal. Os outros estados, por sua vez, só terão acesso ao RG digital a partir de 2023.
Documento de identidade tradicional será válido até 2032
Mesmo sendo obrigatório, as regras estabelecem que a versão atual do documento de identidade será válida até o ano de 2032. Isto porque o prazo de validade do RG é de dez anos, então conforme os cidadãos tiverem que renovar o documento, já migrarão para a nova versão e isso deve ocorrer até 2032.
Comentários estão fechados.