Como superar a desmotivação e conseguir realizar as tarefas num dia de desânimo

Saiba manejar os dias em que você se sente indisposto para realizar as tarefas de forma que não gere mais cansaço.

Todas as pessoas experimentam dias em que ficam mais cansadas ou sobrecarregadas e infelizmente alguns desses dias coincidem com nossos com mais tarefas. Diante disso, é normal se perguntar como conseguir trabalhar estando desmotivado. Caso esse seja o seu caso, então confira aqui algumas dicas para tornar os dias cansativos mais leves!

Leia Mais: Não fazer nada: sinal de despreocupação ou cuidado com a saúde mental?

Aprenda a lidar com um dia de desmotivação

Nem sempre nós conseguiremos dar uma pausa em todas as tarefas quando nos sentimentos sobrecarregados. Dessa forma, será muito importante que você consiga pensar em como tornar um dia aparentemente muito difícil em um período mais suportável. Portanto, confira algumas dicas para fazer isso.

  • Não vale procrastinar

É importante saber separar o que é descanso e o que é procrastinação. No caso do segundo termo, existe uma relutância em fazer o que é preciso sem que haja planejamento para realizá-lo depois. Geralmente, isso irá implicar em mais cansaço depois, e não é isso o que você busca. Diante disso, uma boa opção será se livrar de uma vez das tarefas que mais te preocupam ao priorizá-las. Logo, faça primeiro o que será mais difícil para fazer, alivie a sua mente da pressão do trabalho e finalize o dia com aquilo que for mais leve!

  • Tente tirar intervalos frequentes

Seguir com o excesso de trabalho quando se está muito cansado pode te machucar, por isso é importante saber descansar. Nesse caso, apenas alguns minutos de pausa para respirar entre uma tarefa e outra, para beber uma água ou falar com os amigos, é fundamental. Porém, não aproveite esses intervalos para procrastinar nas tarefas.

  • Saiba se recompensar 

Busque sempre lembrar dos motivos que te levam à realização das tarefas e comece o dia planejando uma boa recompensa para quando finalizar suas demandas. Algumas opções são: Pedir uma comida diferente, assistir um filme ou se presentear.

  • A longo prazo, saiba tratar a desmotivação 

Se a desmotivação é recorrente em sua vida, então é preciso identificar as origens desse problema. Será que é excesso de trabalho, má organização da rotina ou até mesmo um sintoma de ansiedade ou depressão? Para tratar qualquer um desses fatos é fundamental buscar ajuda médica quando necessário e realizar tratamento adequado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.