Como ter mais autonomia emocional e não depender tanto de outras pessoas?
Veja dicas de como viver de uma forma mais equilibrada.
Compartilhar medos e sentimentos com outras pessoas é normal e completamente saudável. Porém, isso se torna um problema a partir do momento em que você necessita de apoio a todo momento para lidar com o que sente. A boa notícia é que você pode aprender a ser menos dependente emocionalmente com algumas práticas simples. Confira este artigo na íntegra e veja como isso é possível.
Continue lendo: Conhece pessoas negativas? Aprenda dicas de como lidar com elas
O que é dependência emocional?
A dependência emocional é um comportamento relacionado à baixa autoestima, que se caracteriza pela necessidade constante de auxílio de outras pessoas. A maioria daqueles que lidam com esse problema costuma ter dificuldade para tomar decisões e não consegue ter responsabilidade sobre as próprias ações.
Como reconhecer a dependência emocional?
Existem duas maneiras de reconhecer a dependência emocional: você percebe esse comportamento em suas ações, ou alguém aponta esse problema. Se você desconfia de que está vivendo uma situação de dependência emocional, seja da sua parte ou da outra pessoa, veja abaixo os principais sinais:
- O dependente necessita de aprovação a cada atividade que realiza;
- Ele/Ela não consegue expressar as próprias opiniões;
- Essa pessoa não consegue se imaginar fora de um relacionamento amoroso;
- Há ciúme excessivo na relação;
- O indivíduo necessita de atenção constantemente e apresenta alterações de humor.
É possível superar esse problema?
Sim! Apesar de parecer muito difícil em alguns momentos, a dependência emocional pode ser superada ao adotar práticas de relacionamento mais saudáveis. O primeiro passo para se livrar desse problema é reconhecê-lo, e depois disso fica mais fácil decidir sobre o que fazer.
Enfrente decisões
Uma das maneiras mais eficientes de superar a dependência emocional é enfrentar as decisões que aparecem na sua vida sem pedir a opinião de terceiros. Pode parecer assustador, mas tente se lembrar de que você é o único responsável pela sua vida, e apenas você lidará com as consequências dessas decisões.
Aprenda a dizer não
A necessidade de agradar a todos e de não causar desconfortos é bem comum em pessoas que sofrem com a dependência emocional. Para resolver esse problema, procure avaliar melhor quando te pedirem favores, e concorde em fazer apenas o que for melhor para você.
Busque ajuda profissional
Dê uma chance à terapia! Com profissionais especializados, você aprenderá que é responsável apenas por seus sentimentos, e que você pode (e deve) ser independente emocionalmente.
Comentários estão fechados.