Como tirar o extrato do INSS para IR?
O ano de 2022 acabou de começar e quem precisa declarar o imposto de renda deve ater-se a medidas que facilitem esse processo. Entenda!
O imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento é um tributo da espécie imposto existente em vários países, que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, paga uma certa porcentagem de sua renda ao governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição O conceito de um imposto sobre a renda é uma inovação moderna e pressupõe várias coisas: uma economia monetária, contas razoavelmente precisas, um entendimento comum de receitas, despesas e lucros, e de uma sociedade ordeira com registros confiáveis.
Em vista disso, é necessário saber como o aposentado ou pensionista do INSS que vai declarar o Imposto de Renda 2022 ou constar como dependente na declaração de outro contribuinte pode acessar o extrato com o informe de rendimentos pela internet. Nesse sentido, existem dois caminhos.
O primeiro é mexer diretamente na página da Previdência Social, tendo em mãos os seguintes documentos: Nome do beneficiário, CPF, data de nascimento e número do benefício. O segundo meio é acessar o portal Meu INSS, registrar-se e acessar. Também, é preciso ter como documentos, nome completo, CPF, data e local de nascimento, além do nome da mãe. Dessa forma, com essas informações, é gerado um código de acesso provisório.
Depois, o segurado deve fazer login com a senha provisória e só depois deve criar a própria senha. É importante destacar que criar o login de acesso no Meu INSS é extremamente importante uma vez que a plataforma possibilita ter acesso a uma série de informações, fazer agendamento e acompanhar dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Destarte, declarar corretamente esses valores recebidos é fundamental, pois a omissão de rendimentos é uma das principais causas que levam a declaração a ficar presa na malha.
Comentários estão fechados.