Como traumas de infância podem levar alguém a atrair narcisistas
A convivência com pessoas narcisistas na infância, ou o desejo de ser amado pode conduzir alguém a optar por relacionamentos com narcisistas.
Algumas pessoas possuem o chamado “dedo podre” para escolher relacionamentos de amizade ou de amor. Muito disso se deve a traumas de infância que se perpetuam na vida adulta por meio de comportamentos nocivos. Assim, por meio da análise de nossa infância podemos responder à pergunta: “Por que atraímos narcisistas?”, confira.
Leia Mais: Procrastinação é prejudicial e pode causar depressão
Como os traumas de infância explicam relacionamentos ruins
A psicanálise de Sigmund Freud nos apresentou um entendimento de que as nossas vivências na infância determinam muito de nossa vida adulta. Inclusive, a análise psicanalítica dá destaque aos efeitos dessas vivências, sobretudo nos nossos relacionamentos de amizade e também de amor, como casamento ou namoro.
Por exemplo, Freud explica que por meio do “Complexo de Édipo” como existe uma tendência do ser humano em buscar relações de amor com pessoas de características semelhantes aos seus pais. Essa é uma das possíveis explicações para a realidade das pessoas que sempre atraem narcisistas em sua vida.
Afinal, uma pessoa que cresceu em um lar com pais narcisistas aprenderam que o amor demanda uma certa dependência e submissão ao outro. Assim, a única forma de demonstrar amor que essas pessoas conhecem é por meio do constante elogio ao companheiro (a) em detrimento de suas próprias qualidades.
Pessoas atraem narcisistas por medo da solidão
Outra forma de pensar a relação de dependência a um narcisista se dá quando percebemos que alguém possui problemas de autoestima e medo da solidão. Afinal, tudo o que o narcisista busca é alguém que esteja disposto a constantemente reafirmar suas qualidades e características principais.
Geralmente, estes acabam se relacionando com frequência com pessoas com baixa autoestima. Isso porque quem acredita que não merece amor ou tem características boas sempre irá desenvolver uma relação na base do elogio exagerado ao outro.
Em boa parte isso representa um medo da solidão, pois acredita-se que para ser amado é preciso “compensar” seus defeitos por meio da bajulação. Todavia, essa prática pode levar ao sério adoecimento, visto que ninguém deve desenvolver uma relação sem antes se aceitar e compreender as qualidades boas que têm em si.
Comentários estão fechados.