Aplicativo do título de eleitor digital: Como mexer na plataforma?

O título de eleitor digital ajuda o cidadão na hora de votar, é uma solução prática e que muitas pessoas podem usufruir nas eleições deste ano.

O eleitor que pretende usar o título eletrônico para se identificar durante as eleições já pode baixar a ferramenta eletrônica nas lojas de aplicativos para os sistemas operacionais Apple e Android. Se você quiser saber como usar o aplicativo do título de eleitor digital, é só continuar lendo este artigo.

Leia mais: Saiba quem tem direito ao saque do PIS/Pasep

Aprenda a usar o aplicativo do título de eleitor digital

O aplicativo é a ferramenta oficial disponibilizada pela Justiça Eleitoral que substitui o título de eleitor na cédula e permite ao usuário consultar locais de votação, consultar pendências, emitir certidões e justificar faltas ao voto.A identificação de eleitor está disponível apenas para quem já apresentou seus dados biométricos e possui fotos apresentadas no aplicativo. Aproximadamente 118 milhões de pessoas, ou 75% do eleitorado, estão nessa situação.

No entanto, é preciso ficar atento, pois o download do aplicativo será suspenso no dia 1º de outubro, véspera do primeiro turno, e liberado apenas no dia 2 de outubro, dia seguinte ao da eleição, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Somente até 29 de outubro, véspera do segundo turno, será possível baixar o aplicativo durante o segundo turno.

  • Como usar?

Depois de baixar o aplicativo no seu celular, basta inserir seus dados pessoais exatamente como constam no cadastro eleitoral. O sistema não invalidará o cadastro se houver discrepância das informações. O título eletrônico também permite ao eleitor outras funcionalidades, como a emissão de certidão de quitação eleitoral e crimes eleitorais. Esses certificados são emitidos por meio de QR Codes, que permitem a leitura do dispositivo móvel.

  • Quem pode usar o e-título?

Para aqueles que já realizaram o recadastramento biométrico, ao pegar o documento, ele virá com a versão do e-título junto com a foto do cidadão. Assim, não é necessário apresentar documento eleitoral com foto ou título. A versão eletrônica do título não terá foto se o eleitor ainda não tiver concluído o processo de registro biométrico. Nesta situação, o eleitor é obrigado a trazer outro documento oficial com foto para se identificar ao eleitor durante a eleição.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.