Companhia ou compania?

Estar em boa companhia ou em boa compania? Você sabe qual é a resposta correta? Essa está entre as dúvidas mais recorrentes da língua portuguesa.

0

Estar em boa companhia ou em boa compania? Você sabe qual é a resposta correta? Essa está entre as dúvidas mais recorrentes da língua portuguesa, dúvida que será esclarecida pelo Escola Educação. Vamos lá?

Apenas uma das formas está correta, e é a forma “companhia”. A confusão acontece porque, na modalidade oral, não costumamos pronunciar o dígrafo –nhia da palavra em questão, por isso, qual escrevemos o vocábulo, reproduzimos tal qual ele é dito. Erradamente é retirada a palatalização do nh, simplificando o movimento interior na língua, resultando, portanto, em um erro de ortoepia. A Ortoepia é o estudo tradicional e normativo que determina os caracteres fônicos, considerados cultos e relevantes, ou seja, o estudo da boa pronúncia. Companhia é sinônimo de acompanhamento, presença, acompanhante, companheiro, contato, convivência, grupo, associação etc. É um substantivo comum feminino. Veja alguns exemplos:

Sua companhia me fez muito bem ontem à noite.

A companhia de eletricidade restabeleceu a luz elétrica assim que a chuva passou.

A companhia de teatro irá apresentar uma nova peça a partir do próximo mês.

Adoro a companhia de meus amigos.

Todas as palavras cognatas de companhia devem ser escritas com –nh: companheiro, acompanhar, acompanhante, companha etc. A palavra companhia é formada a partir de derivação sufixal, isto é, acrescenta-se um sufixo a uma palavra já existente, alterando assim seu sentido: companha + ia. Agora que você já sabe, aproveite a dica e capriche na escrita. Bons estudos!

Luana Alves
Graduada em Letras

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.