Completou 18 anos recentemente? Veja 6 coisas que você está autorizado a fazer

Pensa que é só comprar cerveja? Há muitas outras coisas que uma pessoa já pode fazer logo após completar 18 anos. Confira os direitos e principalmente as obrigações que vêm com a maioridade!

O sonho de todo adolescente é completar 18 anos. Nem adianta, você, leitor, responder mentalmente que queria outras coisas quando tinha 15 ou 16, porque sabemos a verdade.

Brincadeiras à parte, os jovens sonham com a maioridade porque, perante a lei, já estão aptos a fazerem uma porção de coisas. Mas não é apenas comprar cerveja e outras bebidas alcoólicas. Na verdade, há diversos direitos e deveres para alguém que chega aos 18 anos.

Se você é menor e está contando os dias para completar 18 anos, continue a leitura e descubra o que você pode e deve fazer após assoprar as velinhas.

Caso já tenha mais de 18, siga rolando para descobrir se está em dia com suas obrigações perante a lei.

6 coisas que alguém com 18 anos pode fazer no Brasil

Votar

Ao completar 16 anos, você pode votar. Mas, quando faz 18, você deve votar. Ou seja, de dois em dois anos você precisa ir à seção designada pela Justiça Eleitoral e exercer o seu papel de cidadão na democracia.

Se, porventura, não puder comparecer ao local, pode justificar sua ausência. Caso não o faça, vai pagar multa. Quando uma pessoa não está em dia com a Justiça Eleitoral, arca com uma série de proibições, como tomar posse em concurso público, por exemplo.

(Imagem: Divulgação)

Assumir contratos e responsabilidades financeiras

Com 18 anos, você pode abrir uma firma, assinar contratos e as demais responsabilidades financeiras. Por exemplo, alugar uma casa, fazer financiamentos e abrir uma conta no banco — mas cuidado com o cartão de crédito, hein?

Trabalhar

Até então, você poderia ser apenas um Menor Aprendiz. Com os 18, já é possível ingressar de verdade no mercado de trabalho, com carteira assinada e tudo mais.

Viajar sozinho

O mundo é seu, meu amigo. Com a maioridade, você consegue exercer seu direito de ir e vir sem dar satisfação aos pais ou à Justiça. Antes disso, apenas acompanhado de responsáveis ou mediante documento que autorizava sua viagem.

Ser processado — e processar alguém

Caso cometa algum delito, terá de responder judicialmente por ele, viu? E deverá arcar com as consequências disso, inclusive ser preso. Mas você também pode processar alguém, se for necessário e tiver algum motivo.

Dirigir

Finalmente! Mas lembre-se de que ter uma Carteira Nacional de Habilitação é um mérito que vem atrelado à uma grande responsabilidade. Por isso, dirija com cautela.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.