Pesquisas indicam que sabonetes com ESTE aroma podem atrair mais mosquitos
Descubra como os aromas de sabonetes corporais podem afetar a atratividade dos mosquitos e quais fragrâncias são mais propensas a atraí-los ou repeli-los.
Cientistas estudam o comportamento dos mosquitos há anos, a fim de encontrar soluções eficazes para combater doenças transmitidas por esses insetos. No entanto, recentemente, pesquisadores da Virginia Tech descobriram uma conexão surpreendente entre a atratividade dos mosquitos e o tipo de sabonete que as pessoas usam.
Segundo o estudo publicado na revista iScience, certos aromas presentes em sabonetes corporais podem alterar o perfil olfativo dos seres humanos, tornando-os mais atraentes para os mosquitos. Isso ocorre porquê, quando os mosquitos não estão se alimentando de sangue, eles complementam sua dieta com néctar de plantas.
Assim, os cheiros florais e frutados dos sabonetes perfumados em humanos podem aumentar ou diminuir sua atratividade para os mosquitos. A pesquisa foi realizada com quatro voluntários, e a equipe estudou o perfil de perfume único de cada indivíduo, não lavado e lavado com cada sabonete Dial, Dove, Native e Simple Truth. Mais de 60% do que é o odor após a lavagem vem do sabão, e não dos odores naturais do corpo.
Além disso, a substituição de alguns produtos químicos do corpo enquanto elimina outros pode causar muita interação química entre os produtos químicos naturais, e os produtos químicos do sabão.
Como foi testado esse resultado?
Para testar as interações entre o cheiro, os pesquisadores colocaram os mosquitos em uma gaiola contendo duas xícaras de extratos de odor e deram a eles uma escolha entre cheiros não lavados, coletados dos indivíduos e seus cheiros lavados. Estes foram reunidos a partir de uma manga de náilon no antebraço com o corpo lavado e não lavado. Os testes foram repetidos para as várias combinações de aromas.
Os resultados mostraram que três dos quatro sabonetes aumentaram a atratividade do mosquito, enquanto um diminuiu. Todos os sabonetes tinham aroma frutado ou floral. O aroma de coco diminuiu a atratividade dos mosquitos, aumentando o potencial de uso de sabonetes com aroma de coco para reduzir a atratividade para os mosquitos.
Os pesquisadores pretendem expandir o estudo para desodorantes, detergentes para a roupa e outros produtos perfumados, a fim de determinar como diferentes aromas afetam a atratividade dos mosquitos. Esta pesquisa pode ser útil para o desenvolvimento de produtos repelentes de mosquitos com base em aromas específicos.
Para ler mais conteúdos como esse, acesse ao site Escola Educação.
Comentários estão fechados.