Concurso Internacional de Redação de Cartas: Inscrições para a 52ª edição estão abertas
Todos os anos, a União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, Suíça, organiza o Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, que busca estimular a escrita e a alfabetização.
Estudantes de até 15 anos, 11 meses e 29 dias, completados até 05/05/2023, podem participar da 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, que tem como tema a missão de um super-herói de tornar as estradas mais seguras para as crianças. As três primeiras etapas são realizadas pelos Correios, e a quarta etapa, internacional, é conduzida pela União Postal Universal.
Luciana Ramos da Silva, gerente corporativa dos Correios, explica que o objetivo do concurso é incentivar a criatividade, desenvolvimento linguístico e afetividade de crianças e adolescentes por meio da escrita de cartas, que podem ser dos mais variados tipos, como poemas ou cordéis. Ela destaca que a criatividade é trabalhada pelos próprios colégios e o concurso dá uma oportunidade para que as crianças possam expressar sua criatividade por meio da escrita.
As cartas também têm o poder de emocionar, já que demonstram a inteligência e a capacidade das crianças e adolescentes de expressarem sentimentos e ideias de forma escrita. Os jurados do concurso muitas vezes se sentem emocionados com o teor das cartas e com a habilidade dos participantes em transmitir suas emoções e ideias por meio da escrita.
O concurso é realizado em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional, sendo a última conduzida pela União Postal Universal. As cartas recebidas são variadas em gênero, como poema e cordel, e emocionam os jurados pela inteligência e emoção transmitida pelas crianças.
Os prêmios para os vencedores vão de R$ 2 mil a R$ 10,5 mil, de acordo com a fase em que são selecionados. O Brasil já foi premiado com três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, ocupando a segunda posição na classificação internacional, atrás apenas da China.
As inscrições vão até o dia 23 de março e devem ser feitas através da escola do interessado, sendo necessária a carta dele ser a escolhida para representar na seleção. Mais informações estão disponíveis no site dos Correios.
Comentários estão fechados.