Concursos públicos: Governo Federal autoriza a abertura de mais de 3 mil vagas
Você sonha em ocupar uma função no serviço público? Se sim, saiba que milhares de vagas foram disponibilizadas pelo Governo Federal.
As pessoas que desejam prestar concursos públicos, os chamados “concurseiros”, têm motivos para comemorar. Isso porque o Governo Federal autorizou o preenchimento de mais de 3 mil vagas no serviço público federal.
A remuneração oferecida em diversos cargos é variável, podendo ir de R$ 6 mil até R$ 21 mil por mês. Ficou curioso para saber mais detalhes e finalmente conseguir uma dessas vagas? Então, continue com a leitura!
Chegou o momento de realizar o grande sonho de ser concursado
Se você se interessa pelo assunto e deseja ocupar uma no serviço público, saiba que recentemente foi publicado que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão com o maior número de cargos em aberto, disponibilizando 895 deles.
Em seguida, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos oferece 650 vagas. Desse número total, 500 delas serão destinadas para todos os ministérios sociais, e não apenas para os mais recentes.
Pesquisas revelam que o cenário atual é o maior já registrado se comparado aos anos anteriores. A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirma que, desde o ano de 2017, mais de 80 mil servidores civis da administração pública federal foram perdidos devido à ausência de reposição dos quadros.
(Imagem: Divulgação)
Sobre a área da educação
Em relação ao setor educacional, o Ministério da Gestão informou que, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), serão distribuídas 5 mil vagas para professores e técnicos administrativos de instituições de ensino de cunho federal. Todas elas foram disponibilizadas na primeira semana de julho, após a aprovação do Projeto de Lei 12/2023 no Congresso Nacional.
Por fim, Esther Dweck expôs que a prioridade é sempre dada aos novos campus abertos, pois o limite de orçamento não possibilita preencher todas as vagas existentes. Portanto, junto do MEC, será realizada uma nova distribuição para que a ampliação de universidades e institutos públicos continue.
Comentários estão fechados.