Alta da eletricidade: 3 dicas para economizar na conta de luz
Confira algumas atitudes cotidianas para colocar em prática na sua casa e controlar a fatura do mês.
Os preços da eletricidade no mercado grossista ibérico atingiram este mês 366,55 € por megawatt hora (MWh), o preço mais elevado neste ano. De acordo com o Operador do Mercado Ibérico (OMIE), o preço deste fim de semana foi 7,58% superior ao da semana passada. Além disso, a eletricidade será 78,28% mais cara do que quando a invasão na Ucrânia começou.
Embora os consumidores não consigam controlar esses aumentos, existem algumas atitudes cotidianas que podem significar economia na conta de luz. Separamos algumas delas para ajudar quem sofre com esse impacto. Confira!
Leia mais: Veja quais são os 13 equipamentos que mais gastam energia em sua casa
Guerra na Ucrânia gera impactos
A invasão russa na Ucrânia colaborou com uma alta nos preços da eletricidade que afetou grande parte do continente europeu, incluindo aspectos como o aumento dos preços do gás natural no mercado internacional.
Controle o total da sua conta de luz com 3 atitudes básicas
1. O aquecimento deve estar a uma temperatura uniforme
Se você tem o hábito de ligar o aquecedor ao chegar em casa no final do dia, saiba que existe uma maneira que te ajudará a usar a energia que você consome de forma mais consciente e eficiente. Ao regular o termostato a uma temperatura de 21°C, você poderá não só criar um ambiente muito agradável para cada cômodo, como também economizar dinheiro, ao contrário do que teria de pagar se optasse por temperaturas mais elevadas.
2. Não use o aquecedor em temperatura alta à noite
Dê uma pausa no uso do aquecedor elétrico e desligue o termostato antes de dormir. Porém, se sua casa tende a ficar fria, ajuste o termostato para cerca de 15°C durante a noite. Assim, você poderá manter um clima mais quente enquanto reduz seu consumo em comparação com o uso de temperaturas mais altas.
3. Os aquecedores com menos watts consomem menos
Para começar, você deve estar ciente de que os preços variam de acordo com a tarifa que você paga e a potência de cada eletrodoméstico e afins utilizados. No entanto, quanto maior for a potência do dispositivo e a temperatura em que ele funciona, mais você terá que pagar pelo seu uso.
Comentários estão fechados.