Psicologia: confira 3 lições que você precisa aprender para ter sucesso na vida
Valores como responsabilidade, autocrítica, crenças úteis, mente aberta e autopreservação são essenciais para quem deseja ser bem sucedido.
Os psicólogos podem ter abordagens muito diferentes, como Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), psicanálise, behaviorismo, entre outras. Porém, em todos os casos, eles concordam com um mantra: autoconhecimento é a chave para a solução de diversos problemas da psique humana. Dessa forma, confira abaixo quais as 3 lições para ter sucesso na vida através do autoconhecimento.
Leia mais: 10 hábitos diários simples para uma vida mais feliz
3 lições para buscar o autoconhecimento e ter sucesso na vida
Definimos aqui que ter sucesso na vida significa: ter inteligência emocional para enfrentar os desafios, saber viver a vida com mais leveza, ter paz e capacidade de enxergar a beleza em detalhes, saber se corrigir quando preciso e, claro, manter-se disposto a encarar o novo. Por isso, confira as lições abaixo.
Com inteligência emocional, você tem controle sobre o seu corpo
Claro, há situações em que o cérebro envia respostas involuntárias, para que você consiga desempenhar funções básicas sem precisar pensar nelas – como a respiração ou os batimentos cardíacos, por exemplo. Mas não é disso que estamos falando.
Na verdade, a inteligência emocional, quando conquistada, nos ensina que é possível enviar sinais ao nosso sistema nervoso para que um sinal de alerta ou de ansiedade e desespero seja controlado mais rapidamente. Para isso, é necessário exercitar a paciência, técnicas de respiração para ansiedade, entre outras, para utilizar o sistema fisiológico a nosso favor.
Tenha crenças sim, mas sob as lentes certas
Crenças limitantes costumam ser criadas na infância e sustentadas ao longo da vida. Significa ter pensamentos impositivos como ”não vai dar certo”, ”é tarde demais” ou ”isso é impossível”. A verdade é que, quase sempre, essas frases são proferidas e não chegam nem perto da realidade – elas são apenas uma conclusão de um pensamento automático e distorcido que lhe faz perder a fé em si mesmo.
Por essa razão, quando decidir tentar algo novo, ao invés de automaticamente se achar incapaz, pense sempre nas 3 lentes. São elas: a lente colaborativa, que é se esforçar para que todos ganhem juntos, não focar apenas em sua vitória ou derrota; a lente da possibilidade, ou seja, deixar de lado temporariamente o medo e obstáculos e apenas começar a fazer; e a lente de oportunidade, ou seja, procurar uma oportunidade quando algo der errado, ao invés de apenas se angustiar.
É importante exercer a constante autoavaliação saudável
Geralmente, as pessoas oscilam entre dois estados: ausência total de autoavaliação, caracterizado por pessoas egoístas ou com traços narcisistas, ou uma autocrítica tóxica, em graus absurdos de exigência e nenhuma autopiedade. Por isso, psicanalistas realçam a importância de não fazer parte de nenhum desses grupos extremos.
Na verdade, é importante se avaliar e se compreender. Se perguntar sempre: por que eu estou com raiva? Por que estou angustiado? Como posso refletir melhor sobre esta questão antes de torná-la pública em um momento de chateação? Questões assim tornam a experiência de autoconhecimento muito mais profunda e agregadora.
Comentários estão fechados.