O que comer para combater a pneumonia? Confira 5 alimentos

Veja como a alimentação pode te ajudar a tratar essa infecção e quais são os alimentos mais indicados.

A pneumonia é um tipo de infecção que acomete os pulmões e a alimentação pode auxiliar no tratamento desse problema de saúde. Pensando nisso, listamos 5 opções de alimentos que combatem a pneumonia para você ficar sabendo como se livrar dessa doença mais rápido.

Leia mais: Não se descuide: Conheça os principais sintomas da diabetes

Como os alimentos podem tratar a pneumonia?

O tratamento da pneumonia geralmente é feito a partir da prescrição médica de antibióticos. Todavia, uma alimentação de qualidade também é fundamental para a melhora do quadro, pois os nutrientes potencializam a ação do sistema de imunológico.

Sendo assim, confira abaixo alguns alimentos para consumir em casos de pneumonia:

1. Acerola

A acerola é uma fruta rica em vitamina C e em compostos flavonoides que atuam como antioxidantes, por isso é uma opção excelente para fortalecer o de defesa do organismo. Além disso, os compostos presentes na acerola servem para neutralizar os radicais livres produzidos durante a infecção.

2. Sardinha

A sardinha é fonte de ômega 3, que funciona como anti-inflamatório, ou seja, ajuda a combater o quadro inflamatório desencadeado pela pneumonia. Ademais, o ômega 3 também é um dos nutrientes mais importante para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico.

3. Açafrão

O açafrão possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes. Portanto, é um alimento que contribui positivamente para o tratamento de quadros infecciosos. Sendo assim, você pode utilizá-lo em sucos ou como tempero nas suas preparações.

4. Brócolis

O brócolis possui uma série de compostos bioativos em sua composição e serve para combater diversas doenças, como a pneumonia, por exemplo. Sendo assim, o consumo de brócolis promove a ingestão de clorofila, carotenoides, assim como polifenóis e micronutrientes como as vitaminas A, E e K, e minerais como o cálcio e o fósforo.

5. Alho

Por último, mas não menos importante, o alho é um alimento muito estudado por suas propriedades benéficas para o sistema de defesa do organismo. Nesse sentido, o alho exerce ação anti-inflamatória e é reconhecido como um bactericida natural também. Por essa razão, é uma ótima opção para combater esse tipo de infecção.

O que não comer durante a pneumonia?

Os alimentos com potencial inflamatório não devem ser consumidos durante a infecção, pois como o nome indica, eles potencializam o quadro inflamatório e podem atrasar a recuperação. Portanto, evite salsichas, salames, alimentos ricos em farinhas refinadas e frituras durante esse período.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.