Alimentação variada: Conheça 5 alimentos ricos em cálcio que não contêm leite

O leite é a principal fonte de cálcio, mas você sabia que existem outros alimentos que também são fontes desse mineral? Confira agora!

O cálcio é um mineral essencial para várias funções no nosso organismo. A principal fonte desse nutriente é o leite, mas algumas pessoas não podem ou não querem consumir esse alimento por diversas razões. Pensando nisso, iremos apresentar 5 alimentos sem leite e ricos em cálcio para você incluir na sua alimentação.

Leia mais: Suco natural de limão: a receita que vai purificar seu corpo e fortalecer seu sistema imunológico

Entre as razões para algumas pessoas não consumirem o leite, estão: alergia à proteína do leite de vaca, intolerância à lactose e vegetarianismo, fora o custo, visto que esse item nem sempre é o mais barato. Contudo, existem alimentos de origem vegetal que também fornecem o cálcio. Sendo assim, não há motivos para deixar de consumir esse nutriente.

Funções do cálcio no corpo humano

O cálcio é o principal constituinte dos ossos e dos dentes, atua na contração muscular e é envolvido na regulação da pressão arterial e na coagulação sanguínea. Ou seja, é realmente essencial para a manutenção de um bom estado de saúde.

Alimentos sem leite ricos em cálcio

1. Espinafre

O espinafre é uma hortaliça que possui folhas pequenas na cor verde-escuro. Ele é bem fácil de ser encontrado e pode ser consumido em diversas preparações, como saladas, suflês, panquecas, caldos e sucos.

2. Sardinha

A sardinha é um peixe rico em cálcio, além de ser fonte de ômega 3, uma gordura boa que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol e também melhora o funcionamento do sistema nervoso. Ademais, a sardinha contém vitamina D, que é fundamental para a absorção de cálcio no intestino.

3. Soja

A soja é um grão rico em diversos nutrientes, entre eles o cálcio. Além disso, com a soja pode ser feito o tofu, que é uma espécie de queijo de origem vegetal muito comum na dieta dos vegetarianos em diversas preparações.

4. Amêndoas

As oleaginosas em geral são boas fontes de cálcio, assim como de selênio, fósforo e gorduras boas. Portanto, devem fazer parte da alimentação, mas sem exageros, pois apesar de serem pequenas contêm uma grande quantidade de calorias.

5. Aveia

Por fim, temos a aveia, que é rica em fibras, vitaminas do complexo B e também em cálcio. É extremamente versátil e pode fazer parte de receitas como bolos, vitaminas, salgados, pães, entre outros. Ademais, ela também ajuda a controlar os níveis de colesterol.

Cálcio e vitamina D

Não adianta consumir uma boa quantidade de cálcio se não houver vitamina D para auxiliar na sua absorção intestinal. Entretanto, existe pouca vitamina D disponível nos alimentos. Desse modo, recomenda-se a exposição solar por pelo menos 15 minutos diários para que ocorra a síntese dessa vitamina.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.