Confira a situação do seguro-desemprego para microempreendedores
Entenda se o microempreendedor que também trabalha com carteira assinada poderá solicitar o seguro-desemprego quando demitido.
Em alguns casos, os trabalhadores formais decidem empreender para ganhar uma renda extra, e com isso acabam acumulando as duas funções. Mas, o que acontece caso ele seja demitido? Entenda se o microempreendedor individual (MEI) com carteira assinada poderá solicitar o seguro-desemprego em caso de demissão.
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É possível receber o seguro-desemprego sendo MEI?
A norma regulamentadora permite que aqueles trabalhadores que possuam a carteira assinada sejam MEI. Porém, neste caso, o sistema entende que ele possui uma renda, portanto o benefício do seguro-desemprego é cortado se ocorrer a demissão.
Contudo, caso o MEI esteja inativo, o trabalhador terá a oportunidade de entrar com um recurso administrativo que comprove a situação.
Como apresentar recurso administrativo?
É possível efetuar a requisição através do portal Gov.br, na página https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-recurso-relativo-ao-seguro-desemprego.
O aplicativo Sine-Fácil também permite que a solicitação seja feita. Confira o passo a passo:
- Escolha “Seguro-Desemprego”;
- Em seguida, a opção “Consultar Seguro-Desemprego”;
- Acesse “Requerimento”;
- Clique na função “Notificações” para verificar o motivo da não liberação de parcelas;
- Na opção “Recurso”, acesse “Cadastrar Recurso”;
- Preencha o campo “Justificativa” e clique em “Enviar”;
- Em seguida, anexe arquivos com cópias de documentos que possam justificar a solicitação de recurso;
- Confirme a solicitação do recurso seguindo as orientações do aplicativo.
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