Saiba quais são os alimentos que ajudam a diminuir as rugas

Alguns alimentos tem propriedades que podem retardar o envelhecimento.

Ninguém gosta de enfrentar as marcas da velhice tão cedo. Contudo, alguns hábitos ruins, como expor a pele sempre ao sol sem proteção, má alimentação, falta de cuidados com o corpo, entre outros, podem interferir na maneira que envelhecemos.

Entretanto, você sabia que alguns alimentos podem ajudar a retardar o envelhecimento? Saiba quais são eles e como introduzi-los na sua dieta, de modo a possuir uma boa saúde e evitar o aparecimento dos sinais do tempo.

Veja também: Confira quais os melhores remédios caseiros para tratar as olheiras

O envelhecimento

Primeiramente, todo mundo deseja encontrar o “elixir da juventude”, para retardar o envelhecimento o máximo possível. Porém, esse processo é algo intrínseco e acontece devido à interações com o ambiente, como luz solar, toxinas no ar e na água e o tipo de alimentos consumidos. Tais interações provocam diversas mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo.

Consequentemente, essas mudanças provocam o processo do envelhecimento, mas a causa primária desse mecanismo ainda é desconhecida pelos cientistas. Algumas delas estão ligadas ao modo como o corpo acumula danos genéticos como forma de lesões no DNA. Desse modo, as mitocôndrias ficam vulneráveis a qualquer tipo de dano. Mas, uma alimentação saudável pode retardar esse envelhecimento.

Alimentos que retardam o envelhecimento

Para retardar o envelhecimento, os alimentos que possuem antioxidantes e uma cor vermelha são fundamentais. Um exemplo é o tomate, que possui uma cor vegetal solúvel em gordura que lhe confere a tonalidade vermelha, conhecida como licopeno.

Essa substância libera elétrons no sangue que são capturados pelos radicais livres, o que evita danos às moléculas e membranas celulares. Ademais, o licopeno é rico em vitamina C, capaz de retardar o envelhecimento.

Outro alimento importante para evitar as rugas indesejadas é o peixe, por ser rico em ômega 3. Peixes como anchovas, atum, salmão e cavala também contém vitaminas K, C e E, essenciais nos cuidados com a pele.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.