Planta carnívora: Conheça essa diferente plantinha que desperta curiosidade

Quando falamos sobre essa espécie, a principal dúvida é “o que as plantas carnívoras comem?”.

A planta carnívora tem ficado cada vez mais famosa. Talvez, pela curiosidade em volta dela, já que seu nome peculiar desperta muitas dúvidas. Também chamada de insetívora, essa espécie captura pequenos insetos para complementar sua alimentação. Portanto, confira agora algumas curiosidades sobre a planta carnívora!

Podemos perceber que na natureza, as diversas formas de vida sofrem mutações de acordo com o ambiente e se transformam para poder adaptar-se às necessidades de sobrevivência que aquele ecossistema exige. A planta carnívora é resultado desse processo de evolução.

Do que a planta carnívora se alimenta?

Quando falamos sobre plantas carnívoras, a principal dúvida é: “o que elas comem?”. Elas crescem em solo encharcado e com poucos nutrientes, por isso, precisaram usar de outros meios para consegui-los. A partir da evolução, passaram a capturar insetos e pequenos animais que são compostos de nitrogênio.

À exemplo das Dioneias, elas utilizam suas folhas para capturar suas presas. Esse processo de captura é feito no momento em que os insetos pousam sobre o corpo da planta, então ela fecha suas folhas, os aprisionando.

Cada espécie possui uma forma própria de buscar alimento. As Nepenthes, por exemplo, utilizam de uma substância líquida para atrair insetos. Já a Drosera, possui tentáculos contendo uma substância pegajosa, que faz com que as presas grudem.

Suas características

Como antes mencionado, as plantas carnívoras vivem em lugares encharcados e de solo pobre em nutrientes, como os pântanos, por exemplo. Elas tendem a ser pequenas, podendo atingir cerca de 15 cm de altura.

Com uma vasta variedade, existem cerca de 600 espécies ao redor do mundo. A sua maioria pode ser encontrada em regiões tropicais e subtropicais. Há muitas regiões com plantas carnívoras como em todo o continente americano, no sudeste asiático, no sul da Europa e da África, bem como na Austrália.

Esses espécimes geralmente se alimentam de insetos, como moscas, besourinhos e formigas. Mesmo com esse tipo de alimentação, elas possuem diversas características dos vegetais. Por isso, as plantas carnívoras fazem fotossíntese.

Como cuidar de uma planta carnívora?

Antes de adquirir uma planta carnívora, é preciso saber que elas demandam de cuidados e ferramentas especiais. Assim, pesquise um pouco sobre a espécie, o tipo ideal e aprenda os princípios básicos.

O primeiro passo é recriar o habitat natural dessa planta em casa. Portanto, utilize solo pobre em nutrientes e acrescente musgo, areia e pó de xaxim na hora de plantá-la. Vale lembrar para nunca adubar sua plantinha. Feito isso, procure deixá-la sempre perto de janelas. Assim, ela fica exposta a luz e consegue capturar as presas com mais facilidade.

É importante que a regue todos os dias, para que o solo nunca seque, por isso, procure deixá-lo sempre úmido. Para essas regas, o ideal é usar água da chuva ou destilada. Não deixe que ela tome muito vento e umidade baixa do ar, já que isso causa o ressecamento da carnívora. Além disso, não a alimente e nem mexa nas armadilhas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.