Alimentos que podem causar cólicas no bebê durante a amamentação e que as mães devem evitar
Confira quais são os alimentos que as mães que amamentam ingerem e devem ser evitados caso o bebê comece a apresentar cólicas.
As cólicas são muito comuns durante os primeiros meses de vida dos pequenos, porém são bastante desconfortáveis, ocasionam dor abdominal e choro constante na criança. Nesse sentido, saiba que existem alguns alimentos que causam cólicas no bebê e, por essa razão, as mães que amamentam devem considerar evitá-los.
Leia mais: Conheça 5 alimentos venenosos para o ser humano
Como os alimentos que a mãe consome podem causar cólicas no filho?
Não existem evidências científicas mostrando a relação entre a alimentação materna e o surgimento de cólicas nos filhos, mas muitas mães observam essa associação em sua rotina. Portanto, primeiramente, é necessário excluir outras causas das cólicas e, feito isso, pode-se fazer algumas mudanças na alimentação.
O bebê deve se alimentar exclusivamente com leite materno até os 6 meses
Uma das hipóteses para a cólica dos bebês é a imaturidade do seu intestino. Nesse sentido, uma forma de evitar esse problema é oferecer, como é recomendado pelas autoridades de saúde, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Isso porque esse alimento é específico para a criança e já contém tudo que ela precisa.
Corrija possíveis erros na pega
Uma outra hipótese para a cólica dos pequenos é que ela seja provocada quando os bebês engolem ar durante as mamadas. Sendo assim, observe se a criança está mamando do jeito certo, ou seja, verifique se está tudo certo com os seguintes itens:
- a barriga do bebê deve ficar encostada com a da mãe enquanto mama;
- a boca dele não deve cobrir apenas o mamilo, mas também parte da aréola;
- os lábios devem ficar virados para fora e, além disso, ele deve sugar o leite e não usar o bico do peito como chupeta.
Alimentos que podem causar cólicas nos pequenos
Caso esteja tudo em ordem com os itens mencionados anteriormente, então alguns alimentos podem ser a causa das cólicas do bebê. Por isso, as mães devem evitá-los ou passar a modificar sua forma de consumo. Confira:
1. Leguminosas
As leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha) podem causar gases devido à presença do fitato, que é considerado um fator antinutricional. Por isso, você deve deixar esses alimentos de remolho por pelo menos 12 horas antes de prepará-los.
2. Vegetais crucíferos
Alguns vegetais crucíferos como brócolis e espinafre podem passar substâncias que causam cólicas para o leite materno. Contudo, esses alimentos são ricos em vitaminas e antioxidantes, por isso não devem ser excluídos da dieta, mas sim evitados caso o bebê realmente apresente cólicas quando a mãe os consome.
Comentários estão fechados.