Descubra como sua alimentação pode prevenir doenças como depressão

Seja pra saúde do corpo ou da mente, manter uma alimentação equilibrada e saudável é sempre benéfica. Veja mais!

Uma alimentação equilibrada e saudável afeta de forma positiva nosso emocional tanto quanto afeta o nosso corpo. Além disso, a depressão é uma doença mental que tem atingido números absurdos nos últimos anos no mundo todo. Sabendo disso, neste artigo você vai conhecer alimentos que previnem a depressão. Saiba mais!

Leia mais: Suco de batata é a bebida que vai te salvar da gastrite; saiba como!

Alimento x Saúde Mental

Existem diversos estudos que evidenciam a importância da alimentação para combater transtornos mentais. Afinal, os nutrientes participam ativamente das nossas funções biológicas, podendo reduzir os sintomas depressivos. Logo, compreende-se que os alimentos ingeridos podem interferir diretamente na nossa saúde mental.

Além disso, entre as dietas saudáveis, a mediterrânea e japonesas são as que apresentam uma relação com um menor risco a depressão. Estas dietas são compostas por frutas, vegetais, azeite, legumes, nozes, peixes, frutos do mar e carne branca, que são alimentos saudáveis que ajudam no bom funcionamento do organismo. Porém, vale ressaltar que a alimentação sozinha não é suficiente para tratar a depressão.

Quais alimentos combatem a depressão?

Os alimentos que ajudam a combater a depressão são ricos em nutrientes e ajudam a aumentar os níveis de serotonina no sangue. Assim, podem promover ao nosso corpo uma sensação de bem estar e bom humor. Confira agora alguns dos alimentos e nutrientes que devem ser incluídos na sua rotina:

  • Carne, peixe, frutos do mar, ovo, castanha, amendoim, ervilha, couve-flor, banana, grão-de-bico, abacate, aveia, chocolate amargo: Triptofano e ômega-3;
  • Leite e derivados: Cálcio;
  • Chocolate, castanhas, amêndoas, sementes de abóbora, arroz integral, gérmen de trigo, aveia, abacate e banana: Magnésio;
  • Espinafre, couve manteiga, leite e derivados, fígado, frango, ameixa e melancia: Vitaminas do complexo B;
  • Acerola, goiaba, abacaxi, laranja, limão, tangerina, amora, framboesa: Vitamina C;
  • Frutas, vegetais e sementes como chia, linhaça e gergelim: Fibras.

Por fim, para obter melhores resultados, esses alimentos devem ser consumidos todos os dias em todas as refeições, sendo importantes também para perder peso e melhorar o intestino.

Em contrapartida, lembre-se de evitar alimentos ultraprocessados, pois esses estão associados a um aumento no nível de estresse. Além disso, carregam combinações de açúcar de adição, óleos/gorduras ou sal e conservantes. Por exemplo: refrigerante, margarina, cereais matinais, doces industriais, biscoitos ou lanches.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More