Espinafre: Um ótimo aliado para controlar a pressão arterial e melhorar a saúde do cérebro

O espinafre é uma hortaliça poderosa para a saúde. Veja agora seus principais benefícios.

Você deve se lembrar que o marinheiro Popeye, dos desenhos animados, comia espinafre para ficar mais forte. Realmente, esse alimento é potente e confere vários efeitos benéficos à saúde. Sendo assim, confira agora os benefícios do espinafre para a pressão e para o cérebro.

Leia mais: 5 alimentos ricos em proteínas que você deve incluir em sua dieta para perder peso

Benefícios do espinafre para a pressão arterial e para o cérebro

O espinafre é um vegetal folhoso verde-escuro rico em fibras e compostos antioxidantes, além de minerais como magnésio, potássio, fósforo, cálcio e também vitaminas K e do completo B.

Graças à sua composição nutricional, pode ajudar a prevenir e controlar doenças. Além disso, existem várias formas de consumir esse vegetal, que é bem fácil de ser encontrado em mercados e feiras. Ou seja, é bem acessível.

Como o espinafre melhora a pressão?

O nutriente mais associado ao controle da pressão arterial é o sódio, embora existam outras substâncias que interferem no equilíbrio da pressão. São elas o magnésio, o potássio e o cálcio. Por ser uma ótima fonte desses nutrientes, o espinafre é muito útil, sobretudo para quem tem hipertensão.

Ademais, esse alimento também é rico em nitratos naturais, que ajudam a melhorar o fluxo nos vasos sanguíneos e aliviam o trabalho do coração. Ou seja, também melhora a pressão por meio desse mecanismo.

Espinafre e saúde cerebral

Além dos benefícios já mencionados, o espinafre contém compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que combatem a inflamação e o estresse oxidativo, responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce. No mais, também é um vegetal útil para melhorar o processo cognitivo como um todo.

Melhora a visão

Graças a luteína, que é um carotenoide com efeito antioxidante, o espinafre pode ajudar a diminuir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que é uma doença macular que acomete a retina. Até o momento, não há cura nem tratamento para a doença, por isso a prevenção é essencial.

Como consumir espinafre?

Esse vegetal pode ser consumido cru, em saladas, ou como ingrediente de preparações cozidas e assadas, como o suflê, panquecas e em massas. Fora isso, também pode ser adicionado a sucos e smoothies.

Porém, pensando no perfil nutricional, o ideal seria consumir o espinafre cru e em combinação com uma fonte de gordura boa (azeite de oliva, por exemplo) para otimizar a absorção dos seus nutrientes. Contudo, mesmo em outras formas de preparo, os nutrientes ainda podem ser obtidos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More