Espinafre: Um ótimo aliado para controlar a pressão arterial e melhorar a saúde do cérebro

O espinafre é uma hortaliça poderosa para a saúde. Veja agora seus principais benefícios.

Você deve se lembrar que o marinheiro Popeye, dos desenhos animados, comia espinafre para ficar mais forte. Realmente, esse alimento é potente e confere vários efeitos benéficos à saúde. Sendo assim, confira agora os benefícios do espinafre para a pressão e para o cérebro.

Leia mais: 5 alimentos ricos em proteínas que você deve incluir em sua dieta para perder peso

Benefícios do espinafre para a pressão arterial e para o cérebro

O espinafre é um vegetal folhoso verde-escuro rico em fibras e compostos antioxidantes, além de minerais como magnésio, potássio, fósforo, cálcio e também vitaminas K e do completo B.

Graças à sua composição nutricional, pode ajudar a prevenir e controlar doenças. Além disso, existem várias formas de consumir esse vegetal, que é bem fácil de ser encontrado em mercados e feiras. Ou seja, é bem acessível.

Como o espinafre melhora a pressão?

O nutriente mais associado ao controle da pressão arterial é o sódio, embora existam outras substâncias que interferem no equilíbrio da pressão. São elas o magnésio, o potássio e o cálcio. Por ser uma ótima fonte desses nutrientes, o espinafre é muito útil, sobretudo para quem tem hipertensão.

Ademais, esse alimento também é rico em nitratos naturais, que ajudam a melhorar o fluxo nos vasos sanguíneos e aliviam o trabalho do coração. Ou seja, também melhora a pressão por meio desse mecanismo.

Espinafre e saúde cerebral

Além dos benefícios já mencionados, o espinafre contém compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que combatem a inflamação e o estresse oxidativo, responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce. No mais, também é um vegetal útil para melhorar o processo cognitivo como um todo.

Melhora a visão

Graças a luteína, que é um carotenoide com efeito antioxidante, o espinafre pode ajudar a diminuir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que é uma doença macular que acomete a retina. Até o momento, não há cura nem tratamento para a doença, por isso a prevenção é essencial.

Como consumir espinafre?

Esse vegetal pode ser consumido cru, em saladas, ou como ingrediente de preparações cozidas e assadas, como o suflê, panquecas e em massas. Fora isso, também pode ser adicionado a sucos e smoothies.

Porém, pensando no perfil nutricional, o ideal seria consumir o espinafre cru e em combinação com uma fonte de gordura boa (azeite de oliva, por exemplo) para otimizar a absorção dos seus nutrientes. Contudo, mesmo em outras formas de preparo, os nutrientes ainda podem ser obtidos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.