Confira as recomendações médicas para quem quer dormir melhor

Muitas vezes a insônia vem como consequência de problemas na higiene do sono, e por isso é importante cuidar da rotina noturna.

A insônia é um incômodo que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro e pode gerar problemas para o resto da vida. No entanto, muitas vezes, a questão em volta de uma noite mal dormida diz respeito à má manutenção dos hábitos noturnos. Isso porque o modo como passamos as últimas horas do nosso dia e aquilo que fazemos antes de ir para cama pode ser determinante. Sendo assim, existem algumas recomendações médicas quanto à “higiene do sono”, que é um conjunto de hábitos para dormir melhor.

Leia mais: Veja quais alimentos você não deve consumir para manter sua saúde mental em dia.

Hábitos para dormir melhor

  • Apague as luzes cedo

As luzes acesas funcionam como uma espécie de alerta ao nosso corpo, que ficará mais desperto enquanto elas estiverem ligadas. Entretanto, quanto mais cedo apagarmos as luzes, mais rapidamente nosso cérebro entenderá que é a hora de dormir. Dessa maneira, quando formos para a cama, nosso corpo já estará preparado.

  • Durma no colchão correto

O lugar onde iremos dormir é fundamental para a qualidade do sono. Sendo assim, tenha certeza de que o seu colchão está em plenas condições de te receber para uma noite bem dormida. Para tanto, evite os colchões velhos e, sempre que possível, gire-o para garantir que ele não esteja afundando com o tempo.

  • Nada de açúcar à noite

Os açúcares nos proporcionam horas de vigília, visto que a glicemia aumenta a nossa disposição e energia. Além disso, os doces feitos de chocolate são ricos em cafeína que vem do cacau. Portanto, comer doces à noite pode ser extremamente prejudicial ao nosso sono. Assim, opte por refeições mais leves e lights antes de dormir.

  • Desligue o seu celular

Já é comprovado por inúmeros estudos da área das neurociências que as luzes dos celulares, computadores e telas em geral impactam no nível de melatonina. Por isso, permanecer com os olhos fixos ao celular na hora de dormir pode trazer sérias complicações para o sono.

  • Melhore a ventilação em seu quarto

Quando o quarto está sem circulação de ar, há uma grande possibilidade de se desenvolver congestionamento nasal. Ou seja, não deixe que o seu quarto fique com as janelas fechadas o dia inteiro e permita que o ar circule por um tempo. Entretanto, caso esse cômodo não tenha janelas, você pode comprar um lírio da paz, planta que faz a purificação natural do ar.

Além disso, você investir em outros hábitos, como evitar as bebidas alcoólicas à noite, usar o travesseiro certo e bloquear os barulhos. Assim, você conseguirá melhorar a qualidade de seu sono, mas se nada disso funcionar, saiba que é hora de buscar um tratamento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.