Confira as 6 grandes extinções em massa que ocorreram no planeta
Com o passar do tempo, o planeta está cada vez mais pedindo socorro para a humanidade.
A extinção de algumas espécies já não é novidade para ninguém no mundo atual. Estudos revelam que em 4,5 bilhões de anos, o planeta Terra terá sofrido pelo menos cinco grandes extinções em massa. Pesquisadores dizem ainda que 98% dos organismos que habitaram o globo um dia já não estão mais aqui.
Leia mais: Borboletas ameaçadas de extinção dão esperança de retorno
Diferente dos casos anteriores, atualmente a humanidade é a culpada pela extinção de espécies
Confira agora as maiores extinções ocorridas na história do planeta:
1. Ordoviciano – Siluriano, 440 milhões de anos atrás
Segundo a FioCruz, os animais marinhos estavam em crescimento quando surgiram as primeiras plantas terrestres. Nessa época, 85% das espécies, principalmente os pequenos seres marinhos invertebrados, desapareceram.
Entre as causas, destacam-se: quedas de temperatura, formação de glaciais e redução dos níveis dos mares.
2. Devoniano, 370-360 milhões de anos atrás
Nessa época, o planeta passou por uma nova hecatombe com o desaparecimento de 70% a 80% de todas as espécies. Havia muitos peixes primitivos, insetos e vertebrados terrestres de quatro membros.
As causas para essa extinção em massa vão desde alterações no ambiente, elevação e baixa dos níveis do oceano até impactos de meteoritos.
3. Permiano, 250 milhões de anos atrás
Pior cenário da história, quando cerca de 95% dos seres vivos foram extintos. Esse fenômeno atingiu em especial os vertebrados. Os motivos desse evento, segundo estudos, são: mudanças no ambiente, movimentações dos continentes, erupções vulcânicas e aquecimento global.
4. Triássico, 200 milhões de anos atrás
Marcada pelo surgimento dos pinheiros e outras plantas do grupo das gimnospermas, nessa época, cerca de três quartos das espécies desapareceram.
O principal motivo foi a separação da Pangeia. Tudo isso acabou resultando na elevação da quantidade de dióxido de carbono (C02) na atmosfera.
5. Cretáceo, 65 milhões de anos atrás
Essa época foi marcada pela extinção dos dinossauros, quando cerca de 80% das espécies desapareceram. A justificativa mais comum para esse evento foi a queda de um asteroide, que teve impacto global.
Após essa catástrofe, restaram somente animais muito pequenos, que necessitavam de poucos recursos para sobreviver.
6. ‘Antropoceno’, 2022
Conforme especialistas, o planeta passa atualmente pela sexta extinção em massa. Contudo, dessa vez, a culpa não é do meio ambiente, e sim da própria humanidade. A taxa de extinção está 100 mil vezes mais acelerada.
A atividade agropecuária, por exemplo, é uma das principais fontes de degradação do solo, do desmatamento, da poluição e da perda de biodiversidade.
Comentários estão fechados.