Estalar os dedos: quais são as consequências desse ato para a sua saúde?
Os dedos das mãos soam para descomprimir a tensão do momento, aliviando o estresse.
O hábito de estalar os dedos é muito comum e está diretamente ligado à ansiedade. Porém, o que pouca gente sabe é que isso pode trazer algumas consequências para a sua saúde. Confira agora qual o efeito dessa atividade na sua vida.
Leia mais: Comer peixe pode fazer o cabelo crescer mais rápido?
O impacto que o hábito de estalar os dedos causa na saúde
Especialistas recomendam abandonar de vez o hábito de estalar os dedos. Isso se deve ao fato das articulações sofrerem bastante com essa ação, afinal, ela danifica de forma grave as extremidades.
Logo, existem outros métodos que te ajudarão a aliviar a tensão sem que suas articulações sejam prejudicadas ao longo do tempo. Afinal, tais junções do corpo são as mais afetadas por essa atividade que só parece ser inofensiva, mas, na realidade, prejudica a saúde.
O que acontece quando estalamos os dedos?
Muitos acreditam que, ao estalar os dedos, estão liberando uma tensão ali acumulada. Porém, ao invés disso, estão aumentando o derramamento do lubrificante natural, conhecido como líquido sinovial. Com isso, esse hábito não apresenta nenhum benefício para a saúde, pois além de representar traços de ansiedade, pode causar lesões sérias.
Além disso, colocar pressão nos dedos das mãos gera uma amplitude maior do que a articulação consegue aguentar. Assim, esse hábito cria um vácuo dentro da cápsula que ocasiona na formação de bolhas de gás em nossos tecidos. Tais gases são o nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, e são eles que produzem o som de estalo.
Por fim, esse hábito, que deveria gerar relaxamento, compromete os ligamentos e pode causar vários problemas para as articulações das mãos. Entre os mais comuns, podemos destacar: menos força nos músculos das mãos, dores e maiores danos nas articulações. Portanto, é necessário evitar estalar os dedos.
Comentários estão fechados.