Investimentos: saiba quais foram os ETFs que mais renderam no ano de 2021
Entenda como funcionam e veja os benefícios de investir em ETFs no Brasil.
ETF (Exchange Traded Fund) é uma sigla em inglês para fundos passivos de índices. É um mercado bem popular em países como os Estados Unidos e vem crescendo bastante no Brasil. Confira agora quais foram os ETFs que mais renderam no ano de 2021 e se programe para investir em 2022.
Leia também: Conheça 5 dos benefícios que todo MEI possui e talvez você não saiba!
A nível de comparação, em 2020 a quantidade de investidores nesse ramo, no Brasil, era de 121 mil pessoas físicas; já em novembro de 2021 eram 493 mil, ou seja, um crescimento considerável e acelerado.
O ETF mais popular entre os brasileiros é a B3, um índice referente as ações da bolsa de valores (Ibovespa). Porém, existem alternativas com renda fixa, por exemplo, a cesta com títulos do Tesouro Nacional do Itaú, esses títulos são atrelados à inflação.
ETFs e criptomoedas
Os investimentos em criptomoedas também vêm crescendo progressivamente. Algumas das mais populares são o bitcoin e o ether, além disso, foram os mais rentáveis em 2021 entre as opções de ETFs disponíveis para brasileiros, seguidos pelos fundos do S&P 500, principal índice da bolsa de valores americana.
ETFs com melhores retornos de 2021
Conforme o levantamento da QR Asset Manegement, uma gestora voltada para criptoativos, o QBTC11 ficou em primeiro lugar na lista. É o primeiro ETF de bitcoin da América Latina, registrou 75,65% de retorno e foi lançado há pouco tempo, em junho. Já o segundo lugar foi do QETH11, lançado no mês de agosto, é o ETF pioneiro da ethereum na América Latina. Confira a lista com os dez primeiros colocados segundo a QR Asset.
Em suma, há uma tendência de crescimento de fundos com índices de criptomoedas e setoriais, porém, quanto aos primeiros, é necessário atenção devido à sua volatilidade no mercado, a fim de evitar prejuízos.
Outro ponto que você deve se atentar é em relação às taxas. Desse modo, pesquise bem antes para decidir qual o melhor fundo para os seus investimentos!
Comentários estão fechados.