Mudanças na CNH: Veja o que estará diferente
A partir de junho de junho de 2022 a CNH estará de caras novas! Entenda quais serão as mudanças nesse documento.
Com a resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Carteira Nacional de Habilitação passará por mudanças a partir de junho de 2022. Nesse sentido, o modelo anterior será substituído por esse, a fim de ajudar a reduzir casos de falsificação e fraude. Portanto, acompanhe a leitura e entenda as mudanças da nova CNH.
Leia mais: Confira como será a nova regra do vale-gás nacional
Entenda mudança da CNH a partir de junho de 2022
Com a alteração do modelo da nova Carteira de Habilitação, a mudança ocorrerá de forma gradual até que todos os condutores estejam devidamente com a nova habilitação em mãos. Nesse sentido, vale ressaltar que não há necessidade de solicitar o novo modelo assim que ficar disponível, visto que a CNH antiga ainda terá validade até o vencimento.
A CNH é um documento muito importante não somente para dirigir legalmente dentro do país, mas para ser aceito em alguns concursos público, por exemplo. Sendo assim, confira quais serão as principais mudanças na nova CNH.
Mudanças da CNH
A nova CNH estará de caras novas a partir de junho, o novo modelo promete um design mais tecnológico com as cores verde e amarelo. Além disso, para facilitar acesso desse documento em outros países, a CNH será impressa com 3 idiomas, sendo eles, o português, francês e inglês.
Para melhorar a qualidade de segurança do documento, alguns elementos novos foram adicionados, como a presença de imagens secretas, componentes gráficos com efeitos de fluorescência, hologramas e reação à luz ultravioleta. Dessa forma, outra mudança inclui a presença indicativa dos tipos de veículos que o condutor está habilitado a dirigir.
Embora o órgão ainda não tenha feito um pronunciamento exato, no novo modelo da CNH algumas categorias novas irão surgir, a previsão é que haja mais 9 números possíveis.
Por fim, o desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar os profissionais que atuam no trânsito na hora da fiscalização também está em produção. Além disso, vale lembrar que o condutor poderá escolher se quer a Carteira Digital de Trânsito, o documento físico ou ambos.
Comentários estão fechados.