Confira os novos métodos de segurança do TikTok para evitar desafios perigosos e fake news
A plataforma é extremamente popular, sobretudo entre os mais jovens, o que dificulta o acesso ao controle, mas a rede social intensificou seu esquema de segurança.
Nos últimos anos, os internautas viram uma verdadeira explosão da rede social TikTok, que tem como premissa a divulgação de vídeos curtos. Porém, o que parece inofensivo, na verdade, pode ser o estopim para a desinformação na internet. Afinal, são vários vídeos com informações falsas que aparecem todos os dias na plataforma. Sem falar de alguns desafios perigosos que podem ferir e até mesmo tirar a vida de jovens desavisados. Por isso, recentemente foram anunciadas novas medidas de segurança para o TikTok para impedir que esses casos se espalhem.
Leia mais: Youtube vai intensificar luta contra desinformação e fake News
Novo esquema de segurança
Segundo o TikTok, uma nova estratégia está disponível na plataforma para barrar a enxurrada de desinformação ou vídeos de teor perigoso. No caso, incluiu-se uma sessão única para tratar de casos de vídeos sobre boatos da internet e de desafios. Esse setor está disponível na Central de Segurança do app, e já possui toda a informação em português.
Com isso, a cada nova pesquisa que inclua resultados com desafios perigosos, ou uma fake news, haverá um informativo sobre os riscos das respectivas práticas. Além disso, automaticamente os usuários serão redirecionados para uma outra tela, de modo que a informação ficará retida. Ademais, a rede social segue com uma iniciativa de barrar todos os conteúdos que não seguem suas diretrizes, o que já impede a circulação de muitos vídeos de teor perigoso.
Um problema nas redes sociais
Essa iniciativa do TikTok não é um caso isolado de busca por rigidez nas diretrizes de conduta e nos conteúdos que circulam nas redes. Na verdade, outras redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter já estão trabalhando com medidas semelhantes.
Por exemplo, é possível encontrar a verificação de dados e informações praticamente em todas as redes sociais, sobretudo em casos de assuntos delicados, como os que envolvem vacinas, política e dados oficiais. Dessa forma, mais usuários conseguem perceber que a internet não é terra de ninguém, e que sim, existem regras.
Comentários estão fechados.