Veja quais são os benefícios de diminuir o açúcar na sua alimentação
O açúcar encontrado em alimentos integrais, frutas e vegetais não precisam ser cortados da sua alimentação, apenas o açúcar adicionado. Saiba mais!
Para muitos, é difícil abandonar o hábito de comer açúcar diariamente. Porém, o açúcar encontrado em alimentos integrais, em frutas e vegetais não precisam ser cortados da sua alimentação, apenas o açúcar adicionado.
Nesse artigo, você vai descobrir quais são os benefícios e as vantagens de diminuir o consumo de açúcar na sua vida. Acompanhe a leitura!
Leia mais: Confira como preparar uma bebida Galak com chantilly e Negresco
Benefícios de reduzir o consumo de açúcar
1. Uma pele mais jovem
Uma alimentação com muitos doces e açúcar pode levar à redução da elasticidade da pele e rugas prematuras. Isso porque o açúcar na dieta também afeta a quantidade de açúcar no sangue.
Estudos afirmam que os níveis elevados de açúcar presente no sangue configuram um efeito dominó chamado glicação. Esse termo é utilizado para falar de um processo que dificulta o reparo do colágeno na pele, que é a proteína que ajuda a manter a pele com aparência firme. Assim, diminuir o consumo de açúcar pode ajudar a reduzir a flacidez e outros sinais de envelhecimento.
2. Adeus à gordura abdominal
É de conhecimento geral que o hábito de consumir refrigerante açucarado diariamente pode aumentar os quilos, especialmente na área abdominal. Porém, o que algumas pessoas não percebem são os potenciais riscos associados a essa gordura localizada na região da barriga.
A alimentação que é rica em doces aumenta o nível de açúcar no sangue, podendo desencadear uma maior produção de insulina pelo corpo que, com o tempo, pode acabar estimulando o acúmulo de gordura na cintura.
As células de gordura localizadas no abdômen, conhecidas como gordura visceral, são as mais arriscadas porque geram adipocinas e hormônios adiposos, causando malefícios químicos nos órgãos e nos vasos sanguíneos, pois provocam inflamações que podem contribuir para doenças como as cardíacas e o câncer. Assim, ao reduzir o consumo de refrigerantes, doces e sobremesas, você irá reduzir a gordura abdominal e os malefícios que a acompanham.
3. Reduza o risco de diabetes
Como dito anteriormente, comer menos açúcar evita o excesso de gordura localizada e o excesso de peso. Logo, isso diminui também o risco de ter uma diabetes do tipo 2.
Assim, uma dieta com muitos carboidratos de digestão rápida, como o açúcar, faz com que o pâncreas libere muita insulina após as refeições diariamente. Essa demanda em excesso pode acabar sobrecarregando as células produtoras de insulina, fazendo com que elas funcionem de maneira errada e desorganizada, o que causa a diabetes.
Por fim, lembre-se de consultar seu médico anualmente para acompanhar seu nível de açúcar no sangue. Cuide da sua saúde e mantenha uma rotina saudável, com uma boa alimentação e exercícios físicos diários.
Comentários estão fechados.