Cultivando Mini Cactos: Aprenda a cuidar desta plantinha
De fácil cultivo e muito usado em decorações, os mini cactos vem conquistando corações.
Ideais para aqueles que não demandam de muito tempo para cuidar de plantas, os mini cactos vem conquistando uma legião de fãs. Todavia, por mais que não precisem de cuidados muito elaborados, ainda assim necessitam de uma certa atenção. Se quiser aprender como cultivar esses mini cactos, então acompanhe a leitura!
Como cuidar de seu mini cacto
A diferença no cuidado que se deve ter com os mini cactos em relação às outras plantas está no processo de rega. Entretanto, há outras cautelas essenciais para manter a sua planta saudável e linda. Acompanhe a leitura!
Como regar seu mini cacto
Por serem plantas do tipo suculenta, os mini cactos são capazes de armazenar água em seus tecidos por um período longo de tempo. Com isso, não necessitam ser regadas com a mesma frequência que a maioria das outras plantas. Sendo assim, o recomendado é que a sua planta seja regada apenas quando você notar que a terra está muito seca. Resumindo, o tempo entre uma rega e outra pode ser de duas a três semanas.
O mini cacto cresce muito?
Em sua maioria, os mini cactos são cultivados em vasos bem pequenos. Todavia, apesar de levarem “mini” em seu nome, alguns exemplares podem ficar maiores do que o esperado. Vale lembrar que o que determina o tamanho do cacto é a genética da planta e o tamanho do vaso. Dito isso, se a raiz dele começar a sair pelos furos embaixo do vaso, significa que é necessário mudá-lo para um maior para que ele se desenvolva livremente.
Qual o lugar ideal para o cultivo?
Geralmente, os mini cactos são adeptos ao sol e calor. Então, o ideal é acomodá-lo em um local onde ele seja exposto à luz solar por várias horas do dia. Se não houver a possibilidade, como em apartamentos e villages, deixe-o no lugar mais iluminado do ambiente e com alguma incidência solar. Pois a luz abundante é essencial para a boa saúde do cacto.
Como adubar o mini cacto?
A maioria dessas plantinhas são compradas plantadas em terra vegetal já enriquecidas com alguns nutrientes. Entretanto, é recomendado fazer sua adubação pelo menos uma vez por mês. O método ideal é inserir fertilizante orgânico no vaso. Para aplicá-lo, faça uma solução misturando um pouco de água e regue o mini cacto. Assim, o adubo será bem absorvido no solo garantindo mais minerais e nutrientes para o crescimento saudável.
Dica extra
Caso sua plantinha adoeça, remova a parte doente do vaso. Pois os fungos podem se alastrar pelo ar para as outras que estão saudáveis, ou ainda podem contaminar o solo, o que pode contaminar a raiz, fazendo a planta morrer. Sendo assim, o ideal é manter seus mini cactos nutridos e iluminados pra uma maior durabilidade.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais conteúdos como este? Basta clicar aqui!
Comentários estão fechados.