PIS/PASEP: Confira se você tem direito às cotas do benefício

Cotas esquecidas do PIS/PASEP acumulam mais de R$ 23,5 bilhões; Os trabalhadores beneficiários podem sacar o dinheiro pelo aplicativo do FGTS. Saiba mais!

Todos os cidadãos brasileiros que exerceram atividade com remuneração na carteira de trabalho no período entre 1971 a 4 de outubro de 1988 devem ver junto à Caixa Econômica Federal se há cotas do PIS disponíveis para saque. São mais de R$ 23,5 bilhões esquecidos por cerca de 10,6 milhões de beneficiários. Se você se encaixa nesse grupo, então acompanhe a leitura e veja como saber se você tem direito ao PIS/PASEP.

Leia mais: PIS/PASEP: Posso sacar o meu benefício em janeiro de 2022? Confira!

Esses trabalhadores que tiverem dinheiro esquecido podem sacá-lo pelo aplicativo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), independentemente da idade. Além disso, o dinheiro pode ser sacado por beneficiários que ainda não retiraram a cota do Pasep no Banco do Brasil ou do PIS na Caixa, e que tiveram esses valores transferidos para o FGTS.

Como posso sacar meu abono salarial?

O empregado pode sacar a cota e verificar o valor exato a receber diretamente pelo aplicativo oficial do FGTS. No entanto, a retirada do dinheiro só pode ser feita até 1º de junho de 2025.

O que acontece caso o benefício não seja sacado dentro prazo?

Todos os contemplados têm o prazo de cinco anos para retirar o valor do abono salarial que foi liberado. Mas, caso isso não aconteça ainda durante o cronograma de pagamentos vigente, é preciso esperar o próximo calendário para conseguir mexer nesse dinheiro.

Quem tem direito ao PIS/Pasep 2022?

Para ter direito ao pagamento, é necessário seguir os seguintes requisitos:

  • Ter os dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial;
  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido um salário médio de até dois salários mínimos durante o 2020;
  • Além disso, é necessário ter exercido função laboral remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias em 2020.

Confira os canais para saber se você tem direito:

PIS (trabalhador de empresa privada):

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador
  • No site da caixa
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

PASEP (servidor público):

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More