Aprenda como cultivar batata yacon e aproveite seus benefícios!
Plantar batatas é relativamente fácil e hoje iremos ensinar como cultivar a batata yacon, que é muito utilizada em preparos crus.
A batata yacon traz muitos benefícios para saúde. Ela é excelente no controle da hipertensão e do colesterol, além de auxiliar no emagrecimento e prevenir doenças cardiovasculares.
Ela também é rica em inulina, um carboidrato polissacarídeo que ajuda a regular a glicose no organismo, o que a tornou conhecida como a batata do diabético. Ademais, suas folhas são comumente utilizadas em tratamentos medicinais para controlar e evitar doenças do sistema circulatório. Se quiser como cultivar a batata yacon, então acompanhe a leitura!
Sua história
Inicialmente cultivadas nas Cordilheiras dos Andes, seu nome Yacon significa “aguada”, isso se deve ao fato dela ser composta por 85% de água. Ademais, sua vinda para o Brasil foi em 1994 quando trazida pelos imigrantes japoneses.
O consumo é para ser na sua forma crua, ou seja, não devemos cozinhar nem fritar essa batata. Também é muito comum utilizá-la em saladas, vitaminas, sucos e sobremesas.
Uma informação curiosa sobre essa batata é que ela cresce mais rápido se estiver em grandes altitudes. No entanto, ela também se desenvolve bem mesmo no nível do mar.
Aprenda a plantá-la
Inicialmente, devemos cuidar bem do solo para que ele seja profundo, bem drenado e rico em matéria orgânica. Sendo assim, certifique que o vaso tem ao menos 30cm de profundidade e um bom sistema de drenagem.
Então devemos enriquecer o substrato: separe um adubo orgânico, húmus de minhoca ou esterco animal e misture pela terra para que fique por todo o vaso. Em seguida, plante as mudas em covas com 5 cm de profundidade e respeitando a distância de 1 metro entre elas.
Como essa batata tende a se acostumar com os climas, ela suporta bem entre 10° e 30°C, mas ela prefere locais com sol pleno e boa luminosidade, porém também é possível que se desenvolva mais devagar em meia sombra.
Para rega é simples: não encharque e mantenha a terra úmida molhando duas vezes por semana, mas se perceber que o solo aparenta estar muito seco pode aumentar a frequência da rega.
Comentários estão fechados.