11 pratos à base de vegetais bastante populares no Japão
De sunomono a repolho em conserva, aqui estão 11 pratos japoneses à base de vegetais para você inovar na cozinha. Veja mais!
A culinária japonesa dá grande ênfase ao equilíbrio e isso significa que cada ingrediente, seja ele de um prato principal ou acompanhamento, é igualmente importante. Ademais, os pratos à base de vegetais são bastante apreciados, pois oferecem saúde e sabor. Portanto, aqui reunimos 11 pratos japoneses à base de vegetais deliciosos e super nutritivos.
Leia mais: Aprenda a fazer coxinha de jaca, uma incrível receita vegana
Durante a leitura, você encontrará alguns vegetais familiares, como espinafre e feijão verde, porém verá outros bem incomuns por aqui, como raízes de bardana e algas hijiki. Entretanto, tais elementos são preparados com métodos japoneses interessantes, mas acessíveis.
Portanto, se você é um aventureiro na cozinha, fará descobertas deliciosas neste artigo. Nesse sentido, este é o momento de experimentar novos vegetais e outras maneiras de preparo. Confira!
11 pratos japoneses à base de vegetais
- Sunomono
Sunomono é um dos acompanhamentos à base de vegetais mais populares nas mesas de jantar japonesas. Sendo uma opção leve, picante e bem refrescante, você pode servir esta salada agridoce com qualquer coisa. Além disso, é um prato versátil e muito fácil de fazer.
- Horenso Gomaae
Esta receita é deliciosamente saudável e fará toda a sua família implorar por mais espinafre na hora do jantar! É extremamente fácil e rápido de fazer e combina bem com qualquer comida japonesa. Para não mencionar, muitas vezes é adicionado a um almoço bento dando uma bela cor verde apetitosa à refeição.
- Cabotiá cozida
A abóbora cabotiá é um clássico de outono e inverno. Quando fervida em um caldo dashi temperado com molho de soja e saquê, o sabor natural da abóbora japonesa é intensificado. Portanto, além de saudável, esse prato também é cheio de nutrientes.
- Feijão verde Goma-ae
Preparada com um molho doce de soja com gergelim, esta receita simples de feijão verde é uma das mais populares no Japão. Além disso, você precisará de apenas quatro ingredientes e 20 minutos para fazer este delicioso prato.
- Berinjela com Missô
Essas berinjelas ficam bem caramelizadas nas bordas, porém cremosas no meio. Com isso, este prato vegano fica delicioso, além de que pode ser preparado em 30 minutos. Ademais, o cozimento suaviza e adoça a berinjela.
- Okra Ohitashi
O quiabo é um vegetal muito interessante, portanto, depois que descobrir seu potencial e como cozinhá-lo melhor, você vai amar e aproveitar o que ele tem a oferecer. Além disso, essa receita de salada simples é um bom começo para iniciantes na cozinha.
- Salada Gobo
Esta salada crocante de raiz de bardana e cenoura lembra muito uma salada de repolho. Feito com maionese japonesa cremosa, esse acompanhamento vai bem com qualquer prato japonês.
- Yasai Itame
Não sabe o que fazer com todas as sobras de vegetais? Então fritá-los pode vir a calhar. Embora este elemento seja mais um acompanhamento, você pode facilmente transformá-lo em um prato principal. Ademais, sinta-se à vontade para trocar a carne de porco por frango, camarão, tofu ou cogumelos.
- Salada de broto de feijão picante
A salada de broto de feijão é um acompanhamento leve e bastante refrescante. Assim, combina muito bem com qualquer coisa, especialmente churrasco no estilo japonês e coreano.
- Kinpira Renkon
Nesta deliciosa e diferente receita, as raízes de lótus são primeiro fritas e depois cozidas em molho de soja e temperos Mirin. Além disso, você pode também acrescentar algumas especiarias como pimenta em fatias finas.
- Repolho em conserva
Mergulhado em flocos de sal, kombu e pimenta, este repolho em conserva japonês é o acompanhamento ideal para uma refeição tradicional japonesa. Além disso, é uma maneira perfeita de reutilizar as sobras de repolho.
Comentários estão fechados.