Cancelamento do MEI: confira motivos que podem gerar o cancelamento do seu CNPJ
Algumas ações tomadas pelo microempreendedor individual podem ser contra as normas e ocasionar o cancelamento da inscrição.
Ganha o título de Microempreendedor Individual (MEI) todo profissional autônomo que, para regularizar sua situação, se inscreveu nesse programa para virar pessoa jurídica. Assim, garantindo uma gama de benefícios da Previdência Social.
Leia mais: Restituição do IR 2022: Receita divulga calendário oficial do recebimento
Além disso, tal formato permite a emissão de notas fiscais, tributação simplificada e linhas especiais de crédito com juros reduzidos. Sendo assim, para manter o acesso a essas vantagens, o empreendedor precisa se encaixar em algumas normas.
Aqueles que não cumprem as exigências da modalidade podem perder o seu CNPJ. Dessa forma, o profissional necessita se enquadrar em uma outra categoria jurídica, cancelar a inscrição ou quitar suas dívidas. Para sanar todas as dúvidas, confira quais são os motivos que podem gerar o cancelamento do MEI.
Motivos que levam ao cancelamento do CNPJ do MEI
Conheça abaixo algumas das razões que podem resultar no cancelamento do cadastro de microempreendedor individual:
- Atraso no pagamento de boletos: o MEI possui entre suas obrigações a de pagar mensalmente o DAS-MEI, documento que conta com todos os impostos a serem quitados. Deixar de realizar o pagamento dos recolhimentos mensais gera o cancelamento da inscrição.
- Faturar mais que o limite da categoria: o limite de faturamento para a modalidade é de R$ 81 mil ao ano, o que corresponde a uma média mensal de R$ 6.750. Desta forma, aqueles que ultrapassam tal quantia precisam alterar o regime da empresa.
- Diversos vínculos: o microempreendedor individual só pode estabelecer ligação com uma empresa, embora tenha o direito de trabalhar com carteira assinada. Sendo assim, ele não pode ter sociedade em nenhum outro negócio.
- Realização de atividades não permitidas: existem alguns tipos de atividade que não possibilitam que o trabalhador seja MEI. A lista das ocupações autorizadas está disponível no site do Governo Federal.
Consulte a inscrição do seu MEI
Através do Portal do Empreendedor, é possível que o profissional consulte a existência de pendências em sua inscrição. Além disso, também existe a possibilidade de verificar se está tudo nos conformes com seu CNPJ. Assim, é só acessar a opção “Consulta de CNPJ” e informar os dados solicitados.
Comentários estão fechados.