Confira o ranking de empresas ‘campeãs’ de reclamações em 2023

Ao todo, um total de 10 empresas registraram mais de 56 mil reclamações de clientes e usuários.

Conforme matéria original do portal TecMundo, o Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo (Procon-SP) veiculou uma espécie de “top 10 da vergonha”, que traz as 10 empresas que mais receberam reclamações ao longo de 2023.

Em um relatório detalhado, que você pode conferir clicando aqui, o Procon-SP destaca os principais motivos gerais de reclamação e deixa claro que essa divulgação não é uma forma de depreciar as empresas citadas, mas apenas ilustrar o perfil dos novos consumidores, que estão cada vez mais atentos.

É importante ressaltar ainda que a entidade só aceita reclamações consistentes e baseada em fatos reais. Supostos consumidores que tenham como objetivo apenas desqualificar determinada empresa parecem não ter vez.

Além disso, no relatório do Procon-SP existe um ranking mais abrangente com as 50 empresas mais reclamadas de 2023. Em seus levantamentos o órgão leva em consideração reclames feitos via internet, telefone e presencialmente.

As 10 empresas que mais receberam reclamações em 2023

(Imagem: divulgação)

Sempre que é procurado por consumidores, o Procon-SP, assim como os Procons dos demais estados, assume o papel de mediador entre a empresa reclamada e o consumidor insatisfeito.

Infelizmente, nem sempre a reclamação surte efeito. Como exemplo, o Procon-SP destaca em seu relatório que as duas primeiras empresas mais reclamadas de 2023, ambas do setor turístico, deixaram mais de 90% das reclamações mediadas pelo órgão em aberto.

Confira o top 10 de empresas mais reclamadas do ano passado:

  1. Hurb Technologies S/A: 11.631 reclamações

  2. Grupo 123 Milhas: 8.186 reclamações

  3. Enel: 5.800 reclamações

  4. Itaú Unibanco: 4.906 reclamações

  5. Bradesco: 4.815 reclamações

  6. Ikeg: 4.472 reclamações

  7. Shopee: 4.391 reclamações

  8. Samsung: 4.316 reclamações

  9. América Móvil (dona de Claro, Net, Embratel e Nextel): 4.006 reclamações

  10. Mercado Livre: 3.708 reclamações

No caso da Hurb e da 123 Milhas, as primeiras colocadas do ranking, as principais reclamações são referentes a devoluções de valores pagos por pacotes de viagem, tickets, vouchers e outros.

Ao longo de 2023, ambas empresas enfrentaram sérios problemas financeiros e atualmente encontram-se em recuperação judicial.

Já a Enel, a concessionária de energia elétrica de São Paulo, que ficou em terceiro lugar, foi alvo de reclamações de usuários que ficaram sem abastecimento de energia e tiveram o restabelecimento atrasado por algum motivo.

As demais empresas tiveram problemas diversos, indo desde mau atendimento em SACs até atrasos em entregas, extravio de mercadorias, problemas técnicos com aparelhos, etc.

O que as empresas dizem?

Das empresas citadas, apenas a 123 Milhas veio à público comentar sobre a posição desagradável na lista do Procon-SP.

Em comunicado enviado ao TecMundo, a empresa destacou que segue aguardando os trâmites da recuperação judicial solicitada à justiça para saber quais rumos deve tomar no que diz respeito ao cumprimento de compromissos junto aos clientes.

“A 123milhas informa que em 2023 entrou em Recuperação Judicial e que todos os débitos com seus credores serão honrados a partir de um plano a ser apresentado na Justiça”, disse a nota.

O espaço de comentários sobre o relatório do Procon-SP segue aberto para as demais empresas.

* Com informações do TecMundo e do Procon-SP

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