Confira o valor e quantas parcelas são disponibilizadas pelo auxílio-doença

Ainda tem dúvidas quanto ao auxílio-doença? Acompanhe a leitura e fique por dentro.

O auxílio-doença, que hoje é chamado Auxílio por Incapacidade Temporária, é um dos benefícios primordiais disponibilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, muitos ainda possuem dúvidas sobre como funciona o seu pagamento. Sendo assim, acompanhe a leitura e entenda qual o valor pago e quanto tempo dura o benefício.

Leia mais: INSS: hipertensão dá direito ao benefício por invalidez?

Por quanto tempo o segurado recebe o auxílio-doença?

Muitos ainda possuem dúvidas quanto ao tempo de duração do auxílio-doença. Normalmente, o período de recebimento é determinado pelo médico perito do INSS, na conclusão da perícia, antes mesmo da liberação do benefício.

Isso se deve ao fato de que, ao avaliar o indivíduo a ser segurado, o médico indicará um prazo para a recuperação plena do quadro clínico do trabalhador. Esse período será o mesmo da duração do benefício.

Porém, nos casos em que o INSS não determinar um tempo de duração do auxílio, o período a ser levado em consideração é o que está estabelecido em lei, ou seja, de 120 dias.

Confira o valor do auxílio-doença

Para saber ao certo a quantia que um segurado pode receber de auxílio-doença, é preciso fazer um pequeno cálculo. É válido ressaltar que antes da vigência da Reforma da Previdência, esse cálculo do benefício era realizado com base na média aritmética simples dos 90% maiores salários de contribuição.

Contudo, após a aplicação da Reforma, em novembro de 2019, na hora de calcular o valor do auxílio-doença são levados em conta todos os salários, inclusive os do início da carreira, que geralmente são mais baixos.

Abaixo, confira como calcular a quantia a ser recebida pelo auxílio-doença após a Reforma da Previdência:

  • Primeiramente, calcule a média aritmética simples de 100% dos salários de contribuição desde julho de 1994 até o dia exato em que foi afastado;
  • Após isso, aplique na média encontrada o coeficiente de 91%, porém, vale lembrar que tal valor nunca poderá ser maior que a média dos 12 últimos salários de contribuição;
  • Por último, o resultado da conta será o valor inicial do seu auxílio-doença, que também é chamado RMI (Renda Mensal Inicial).
você pode gostar também

Comentários estão fechados.