Confira os 5 melhores adoçantes que substituem o açúcar

O consumo de açúcar em grande quantidade pode trazer problemas para a saúde.

Uma das maiores dificuldades para as pessoas com diabetes é parar de comer açúcar. Além de estar presente em muitos alimentos, essa substância pode ser prejudicial para a saúde. Muitas doenças podem surgir se o açúcar for ingerido em grandes quantidades.

No entanto, sabemos que é muito difícil tirá-lo completamente de sua dieta, mas você pode pelo menos substituí-lo por açúcares mais saudáveis.

Por isso, confira 5 opções de adoçantes:

Leia mais: Gestante? Veja quais adoçantes você pode consumir!

Acessulfame de potássio

O Acessulfame K é um adoçante potente, que é 200 vezes mais doce que o açúcar e tem sido usado em uma variedade de alimentos por mais de 15 anos. Ele é utilizado nos Estados Unidos desde 1988 em doces, bolos, sobremesas congeladas, bebidas, misturas para sobremesas e também adoçantes de mesa.

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA relatou que esse adoçante é seguro para todas as categorias de pessoas e que também foi validado por mais de 90 pesquisas por pessoas estudiosas.

Estévia

Essa opção de adoçante é, provavelmente, a mais conhecida do mercado. Seu extrato é derivado de uma planta encontrada na América Latina, e estudos mostraram que o composto pode ser 100 vezes mais doce que a mesma quantidade de açúcar convencional, com a vantagem de que a substância tem pouquíssimas calorias.

Sucralose

Já a sucralose é um adoçante artificial feito de açúcar natural, encontrado em frutas e vegetais, e possui 600 vezes o poder adoçante do açúcar comum. Esse adoçante não possui calorias e é amplamente utilizado pela indústria alimentícia para adoçar produtos como refrigerantes, bolos e sucos.

Xilitol

A vantagem do xilitol é que ele previne o aparecimento de cáries ou degradações dentárias. Além disso, essa substância não eleva os níveis de açúcar no sangue, no entanto, seu uso deve ser moderado, pois pode causar problemas gastrointestinais como flatulência, cólicas e diarreia.

Eritritol

Essa opção de substância é obtida de certas frutas e é indicada para substituir o açúcar, pois não altera os níveis de insulina nem a contagem de colesterol ou triglicerídeos no sangue. O problema com essa substância, como o xilitol, é que ela vem do açúcar do álcool de frutas, que pode causar indigestão, inchaço ou diarreia. Por isso, consulte um médico ou nutricionista antes de inseri-lo na sua dieta.

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