Pressão alta: os 7 melhores alimentos para hipertensos
A alimentação é um dos pilares do tratamento da pressão alta, e por isso merece atenção especial.
A hipertensão é uma doença crônica muito prevalente no Brasil e pode desencadear uma série de problemas graves, como o infarto. Nesse sentido, a alimentação faz toda a diferença no controle desse problema de saúde. Por isso, listamos 7 dos melhores alimentos para quem tem pressão alta.
Leia mais: Indigestão: Como tratar e o que comer depois do desconforto?
Como deve ser a alimentação de uma pessoa hipertensa?
A alimentação faz parte do tratamento não medicamentoso da hipertensão. Por isso, ela deve ser equilibrada e rica em nutrientes como potássio, cálcio e magnésio, pois esses minerais são diretamente envolvidos no controle da pressão arterial.
Portanto, veja quais são os alimentos mais recomendados de acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial de 2020, elaboradas pelas sociedades brasileiras de Cardiologia, Hipertensão e Nefrologia.
1. Espinafre
Assim como os demais vegetais folhosos de cor verde-escura, o espinafre é muito bom para quem tem hipertensão, pois contém potássio, que ajuda a controlar a pressão e auxilia na redução da concentração de sódio.
2. Iogurte natural
O iogurte é uma excelente fonte de cálcio. Nesse sentido, é importante que você opte pelo iogurte natural, cujos ingredientes são apenas leite e fermento lácteo, pois existem alguns tipos desse alimento com elevadas quantidades de açúcar e, portanto, não são benéficos.
3. Chocolate amargo
Os chocolates mais amargos (com maior porcentagem de cacau e menor quantidade de açúcar) são boas fontes de magnésio. Portanto, é possível consumir chocolate de forma benéfica, mesmo tendo hipertensão. Contudo, esse consumo deve ser moderado.
4. Peixes
Os peixes como salmão, atum e sardinha são ricos em gorduras boas para o organismo (ômega 3). Por isso, são bastante recomendados para pessoas hipertensas, enquanto o consumo da carne vermelha deve ser reduzido.
5. Aveia
Os cereais integrais como aveia, arroz integral, amaranto e outros são fontes de fibras, que também ajudam no controle da pressão. Além disso, esses alimentos também são ricos em nutrientes como vitaminas do complexo B.
6. Café
O café contém polifenóis, magnésio e potássio, e alguns estudos já indicaram que seu consumo a longo prazo demonstrou efeito discreto na redução do risco de desenvolvimento da hipertensão. Contudo, evite o consumo de café durante à noite para evitar problemas como a insônia.
7. Abacate
O abacate é rico em potássio, fibras e gorduras monoinsaturadas. Portanto, é um alimento que ajuda no controle do quadro de hipertensão e, ademais, também ajuda a prevenir problemas cardiovasculares.
Comentários estão fechados.