Confira os critérios de desempate e o cronograma do Prouni 2021

Inscrições para seleção do segundo semestre começam dia 13 de julho; fique atento aos prazos e procedimentos.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) acontecem de 13 a 16 de julho. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Fique atento aos detalhes para se inscrever no programa.

Como é feito o desempate no Prouni?

Os critérios para desempate entre candidatos que obtenham a mesma média aritmética segue algumas diretrizes. De acordo com o edital publicado pelo MEC, os critérios são:

1 – Maior nota na prova de redação;

2 – Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;

3 – Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias;

4 – Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;

5 – Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Como se inscrever para o Prouni em 2021?

As inscrições para conseguir uma bolsa de estudos de até 100% devem ser feitas online. O candidato não paga nada pelo procedimento.

É preciso acessar o site do programa: prouni.mec.gov.br. Depois, o estudante precisará de um cadastro na plataforma Gov.br. Caso já tenha um cadastro, basta inserir o número do CPF e a senha de acesso.

Cada candidato pode escolher até duas opções de universidade. É preciso selecionar o curso e período (turno) entre as opções de bolsas disponíveis.

Há também uma área destinadas a candidatos que se autodeclararem indígenas, pretos ou pardos. As instituições reservam uma quantidade de vagas para o programa de políticas afirmativas (cotas).

Vale destacar que no período de vigência das inscrições, é possível trocar as opções selecionadas. A última versão da inscrição feita pelo candidato será a oficial.

Análise das notas de corte Prouni

Os candidatos poderão acompanhar diariamente a atualização das notas de corte de cada curso. Elas servirão apenas para referência, a fim de auxiliar o estudante na tomada de decisão.

A nota de corte não garante a pré-seleção para as bolsas oferecidas em cada instituição de ensino superior. Além disso, o cálculo não é realizado em tempo real, por isso a nota pode sofrer variações.

Confira o cronograma do Prouni 2021:

13 a 16 de julho – Período de inscrição;

20 de julho – Resultado da 1ª chamada;

20 a 28 de julho – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver;

03 de agosto – Resultado da 2ª chamada;

03 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.

Lista de espera

17 e 18 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;

20 de agosto – Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino;

23 a 27 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Fique atento aos prazos e procedimentos divulgados aqui.

Leia também: Estão abertas as inscrições para o Enem 2021

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.