A história por trás da guerra mais curta da história, que durou menos de uma hora
A guerra mais curta da história aconteceu em 1896, em Zanzibar, um arquipélago localizado no Oceano Índico.
Tal fato ocorreu em 1896 e teve um tempo de duração de menos de uma hora. De acordo com os historiadores, foram exatos 37 minutos. Porém, alguns relatos afirmam ter sido até menos, em torno de 25 minutos, enquanto outros estimam que tenha durado um pouco mais, cerca de 45 minutos. Nesse sentido, conheça agora a história por trás da guerra mais curta da história.
Leia mais: Implante de medula espinhal 3D pode devolver o movimento a pessoas paralisadas
Conheça os fatos
A guerra mais curta da história aconteceu em Zanzibar, um arquipélago localizado no Oceano Índico e que pertence à Tanzânia. Entretanto, durante muito tempo, esse território fez parte das “Ilhas das Especiarias”, terra bastante conhecida por conter cravo, canela, pimenta e noz moscada em abundância, sendo portanto um dos destinos da “rota das especiarias”.
Naquela ocasião, o território estava sendo governado por Khalid bin Barghash, que tinha sido nomeado sultão há apenas 42 horas. A nomeação do novo líder veio após seu primo, Hamad ibn Thuwaini, ter morrido subitamente em seu palácio. Porém, as circunstâncias do óbito eram duvidosas, já que a suspeita era de que o próprio Khalid o teria envenenado, ainda que isso nunca tenha sido confirmado.
Proteção britânica
Por terem estabelecido um protetorado na região, os ingleses adquiriram direito sobre a nomeação de sultões. Nesse sentido, Londres já teria externado a vontade de nomear um sultão que tivesse afinidade com a abolição da escravatura e fosse pró-coroa britânica, e Khalid não havia cumprido tais requisitos.
Então, os britânicos consideraram este caso como uma rebelia e decidiram por enviar um ultimato para Khalid, exigindo que ele ordenasse suas tropas a deixar o palácio. Porém, em resposta, o sultão mobilizou toda sua guarda palaciana e montou uma barricada em frente à morada.
Assim, em 27 de agosto de 1896, após um intenso bombardeio por parte dos britânicos ao porto de Zanzibar, que afirmam ter durado apenas 37 minutos, o mandato de Khalid chegou ao fim, e consagrou o fato como a guerra mais curta da história.
Comentários estão fechados.